A partir da próxima semana, o condutor de veículo que trafegar pela Avenida Minas Gerais, em Apucarana, e ultrapassar o limite de velocidade permitido para o trecho será autoado em flagrante por radares. O contrato, com duração de nove meses para aluguel, instalação, gerenciamento e manutenção de quatro controladores foi assinado nesta sexta-feira (24), entre a prefeitura e a empresa Fiscal Tecnologia e Automação Ltda, de Curitiba, que venceu a licitação.
A medida objetiva previnir que novos acidentes de colisão e atropelamento aconteçam no trecho por causa do excesso de velocidade. Na prática, os quatro radares - que monitoram individualmente duas faixas - estarão posicionados em pontos estratégicos da avenida e registrarão automotores que romperem a barreira dos 50 quilômetros por hora.
O prefeito Valter Pegorer (PMDB) diz que a instalação do recurso é mais uma ação do Pacto pela Vida. "Espero que com esse recurso o índice de acidentes caia a zero", afirmou. Ele rebateu os comentários de que os radares serão uma indústria da multa (caça níqueis). "Considero esses equipamentos como "caça-consciência" e faço votos de que nenhum cidadão não precise pagar um centavo que seja por ser fragado em excesso de velocidade", ponderou.
Leia mais:
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
O sistema completo a ser fornecido pela empresa engloba equipamentos de geração de imagens e monitoramento foto-eletrônico na modalidade "radar fixo". Pelo contrato, a Fiscal Tecnologia e Automação Ltda. será responsável pela totalidade do serviço e suas implicações, sem quaisquer ônus ou solidariedade por parte da Prefeitura. O valor máximo do serviço é de R$90.097,20 para o prazo de nove meses.
O prefeito Valter Pegorer revelou ainda que a próxima avenida da cidade a receber investimentos na área de segurança será a Governador Roberto da Silveira (saída para Maringá). "Dentro de 30 dias devemos estar instalando um conjunto de semáforos", esclareceu.