Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seis vezes mais

Vendas das indústrias do PR estão acima da média nacional

Heloísa Prado - Bonde
05 dez 2006 às 20:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As vendas das indústrias do Paraná em outubro cresceram seis vezes mais que a média brasileira. É o que revela pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Paraná, as vendas industriais no mês aumentaram em 10,91%, enquanto que o crescimento nacional ficou em 1,69% na comparação com setembro. O estudo mensal é feito com cerca de 3 mil grandes e médias empresas em 12 Estados.

O resultado paranaense, divulgado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), eleva o faturamento do setor em 2006 em 4%. Supera também cálculos anteriores, que indicavam um crescimento em torno de 3%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, os dados da CNI revelam que as indústrias do Paraná estão retomando o crescimento. Depois de enfrentar dificuldades pontuais, informa a Secretaria, o Paraná volta a apresentar um desempenho acima da média nacional graças ao crescimento das exportações e de medidas que reduziram impostos no Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


O desempenho das indústrias do Paraná, aponta ainda o levantamento, deve-se ao aumento nas vendas em 12 dos 18 setores pesquisados. As três áreas de maior participação relativa na indústria do Estado apresentaram crescimento: produtos alimentares (23,29%), material de transporte (13,29%) e química (3,95%).

Publicidade


Na avaliação do presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, a expansão das vendas destes três itens foi motivada principalmente pelo crescimento das vendas externas do Paraná. "As vendas de alimentos para o exterior aumentaram 93,39%, a exportação de material de transporte cresceu 21,40% e o setor químico subiu 27,55%", destaca.


No acumulado do ano, acrescenta Rocha Loures, as exportações da indústria paranaense já superam em 11% o resultado de 2005, o que deve se manter até o final do ano. As vendas realizadas dentro do Estado em outubro também subiram no mesmo patamar: 11,35%.

Publicidade


Na área de alimentos, os produtos mais exportados foram açúcar, aves e massas para a Europa e Japão. No setor de material de transporte, o item determinante foram as exportações de veículos para a Argentina e os Estados Unidos. Na área química, o destaque foi a exportação de álcool para o Extremo Oriente e para a Rússia.


Já os setores que registraram maiores quedas em outubro foram material elétrico e de comunicações (-90,97%), devido à reestruturação de empresas do setor; editorial de gráfica (-17,02%) por causa do fim das encomendas de material didático; e têxtil (-13,70%) em razão do término de contratos de vendas ao exterior.

No acumulado do ano, os maiores percentuais de queda nas vendas foram verificados nos gêneros materiais plásticos (-45,11%), material elétrico e de comunicações (-42,54%), vestuário, calçados e artefatos de tecidos (-33,62%) e indústria têxtil (-13,35%).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo