A tão esperada viagem ao litoral pode se transformar em momentos de tensão e tristeza, em virtude da falta de cuidados com a limpeza das caixas de água. A Sanepar faz este alerta para as famílias que alugam residências para passar o Ano Novo nas praias. Muitas casas ficam a maior parte do ano fechadas e são abertas apenas nesta época.
A proliferação de insetos e bactérias nesses reservatórios é muito grande. O clima quente e úmido das praias propicia a contaminação. Segundo Michel Wolff, delegado regional dos Corretores de Imóveis, cerca de 300 mil pessoas utilizam imóveis locados, o que representa cerca de 4 mil casas ou apartamentos.
Por isso, ao alugar uma casa, os veranistas devem ter certeza que o proprietário tomou todas as providências necessárias. As caixas de água com manutenção em dia evitam dezenas de doenças adquiridas pela água. Para Michel, a parceria feita com a Sanepar para orientar as imobiliárias de como proceder a higienização das caixas de água tem dado muita segurança. "Hoje, alugamos os imóveis certos que as famílias não terão problemas", afirma.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Segundo o gerente regional da Sanepar no Litoral, Denílson Belão, as imobiliárias são orientadas para tomar todos os cuidados sobre a higienização das caixas de água do imóvel. "Nos contratos de locação, consta uma cláusula onde a imobiliária e o proprietário do imóvel se responsabilizam pela limpeza da caixa de água. Por isso, as pessoas devem se precaver e observar a procedência da locação. É bom lembrar que, pelo código do consumidor, a imobiliária e o proprietário do imóvel são jurídica e civilmente responsáveis", explica o gerente.
Denílson lembra, também, que a qualidade da água fornecida pela Sanepar está dentro dos parâmetros internacionais de qualidade. Só que esta garantia termina a partir do momento em que a água entra nos imóveis. A partir daí, os cuidados são de responsabilidade dos proprietários. Denílson estende os cuidados para os proprietários de imóveis que vão aproveitar as festas de fim de ano nas praias. "As pessoas descem ao litoral e se preocupam em varrer o chão, arejar a casa, mas pouca gente lembra da caixa de água. Uma água parada na caixa há meses está completamente comprometida. Por isso, ao chegar, as pessoas devem esvaziá-la e fazer a limpeza dentro das indicações da Sanepar", esclarece.
Mais informações sobre a manutenção da caixa de água podem ser obtidas no site da sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo telefone 115.