A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou as mudanças nas regras para o vestibular deste ano. Além da volta das questões discursivas, também serão realizadas provas específicas para 32 dos 47 cursos ofertados.
As mudanças forçaram o desdobramento do vestibular em duas fases, com a primeira sendo realizada no dia 28 de novembro e a segunda nos dias 19 e 20 de dezembro.
Segundo o reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, a volta das questões discursivas irá privilegiar o aluno que compreende melhor o contexto das questões.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
A primeira fase do vestibular conterá apenas questões objetivas de múltipla escolha. Serão entregues nove provas aos candidatos, sendo que cada uma terá nove questões, com exceção de língua estrangeira, que terá oito. Cada questão valerá um ponto, dando um peso de 80 pontos para a prova objetiva.
O número de alunos que passará para a segunda fase depende da relação candidato/vaga verificada ao final das inscrições. Nos cursos com menos de dez candidatos/vaga, o número de candidatos aprovados será igual ao número de vagas ofertadas multiplicadas por três.
O fator de multiplicação aumenta conforme a concorrência, atingindo um máximo de seis para os cursos com mais de 20 candidatos/vaga.
No primeiro dia da segunda fase, os candidatos aprovados farão uma prova de compreensão e de produção de textos, que substitui a antiga redação. Além de cinco textos, o candidato também responderá a questões objetivas de interpretação. As questões objetivas valerão 20 pontos, e os textos, 40 pontos.
Para ingressar em 35 dos 47 cursos ofertados pela UFPR, o candidato terá que passar também por um dia adicional de provas, de conteúdos específicos. Nessas provas até 50% das questões serão discursivas.
Cada coordenação de curso optou pela inclusão de até duas matérias específicas, em uma prova que valerá 80 pontos. Quem deseja entrar em medicina, por exemplo, terá que fazer provas específicas de biologia e química.
A relação dos cursos que exigem provas específicas está no site www.nc.ufpr.br. Os candidatos que tiverem a maior pontuação na somatória da prova objetiva e de Compreensão e Produção de Textos (e específicas se for o caso) serão aprovados.