Os processos seletivos da Universidade Tecnológica têm novidades. Para o vestibular e o exame de seleção dos cursos técnicos, passa a valer o sistema de cotas para alunos que vêm de escola pública (socioeconômicas), aplicadas a 50% das vagas. O vestibular também prevê a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na avaliação e os candidatos passarão por duas provas: uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos.
A nova proposta para o ingresso na UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 14 de setembro, e entra em vigor já nos processos seletivos de verão 2008.
Durante o prazo de inscrições (1º a 29 de outubro), tanto para o exame de seleção - destinado aos cursos técnicos - como para o vestibular - destinado aos cursos de graduação - os interessados em participar do sistema de cotas deverão se identificar como provenientes de escolas públicas.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Para ter direito às vagas destinadas a cotas públicas, os estudantes que fizerem o vestibular ou o exame de seleção para o curso técnico subseqüente precisam comprovar que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.
No caso dos cursos técnicos, tanto para a modalidade integrada (4 anos de duração), quanto para a modalidade Proeja – Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos (3 anos de duração), ofertada pela primeira vez na UTFPR, é preciso que os candidatos tenham cursado todo o Ensino Fundamental em instituição pública.
A prova para os cursos técnicos está marcada para o dia 25 de novembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site www.utfpr.edu.br. A taxa é R$ 33.