Em depoimento ao Ministério Público, o secretário-chefe da Casa Civil no governo Lerner, José Cid Campêlo Filho, apresentou uma fita de vídeo com o atual secretário-chefe, Caíto Quintana, e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, pedindo votos no bingo Ventura, em Curitiba.
Cid Campêlo Filho é acusado de peculato (regularização dos bingos para benefício próprio). A fita teria sido gravada pelo Sindicato dos Funcionários de Bingos do Paraná e teria sido entregue ao ex-chefe de Estado anonimamente. Entretanto, Cid Campêlo Filho afirmou que vai utilizá-la na sua defesa.
Ná época, Quintana era deputado estadual e estava disputando a reeleição, e Romanelli era um dos coordenadores da campanha do governador Roberto Requião.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Na gravação, realizada numa tarde de domingo semanas antes da eleição, Quintana afirma que é a 1ª vez que entrava em um bingo e que apóia a regularização dos bingos no Paraná. Desde que estivessem regularizados, poderiam funcionar sem problemas. Quintana também teria afirmado que a regularização dos bingos estaria entre seus compromissos, se reeleito.
De acordo com a rádio CBN, o proprietário do bingo Ventura Gianfranco Zambon, teria afirmado que representantes de bingos fizeram doações à campanha de Requião. Entretanto, ele pediu que não fosse gravado.
Segundo uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da Casa Civil, durante o período eleitoral, o "contexto" era diferente, e que fatos graves teriam levado ao fechamento dos bingos.
Em entrevista à rádio CBN, Caíto Quintana afirmou que não entende a relação que possa existir entre o depoimento de Cid Campêlo Filho e a gravação, feita em um momento político.
Quintana afirma que não tinha relação nenhuma com a campanha de Roberto Requião, que estava buscando sua reeleição como deputado estadual. O secretário-chefe diz que não se sente constrangido, pois sabe o que disse e sabe o contexto dessa declaração.
Quintana atambém afirmou que, se for aprovada uma legislação federal sobre os bingos, o governo estadual não irá se opor a reabertura das casas de jogos no Paraná.
Romanelli reforçou que essas declarações não têm relação nenhuma com o governo Requião, e afirmou que Cid Campêlo Filho não quer se explicar e está se utilizando dessa fita para desviar o assunto sobre pessoas honradas.