A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, está fiscalizando farmácias e drogarias da cidade, em busca de medicamentos com prazo de validade vencido. De acordo com a Secretaria, esses estabelecimentos têm a obrigação de dar destinação correta aos medicamentos vencidos.
Os produtos com prazos expirados devem ser comunicados aos fabricantes e recolhidos no máximo em 15 dias das prateleiras. A campanha de fiscalização vai percorrer os bairros e região central, observando drogarias e farmácias de manipulação.
A fiscal de Vigilância, Carmensita Gaievski Bom, diz que manter os medicamentos dentro do prazo de validade ressalta a cidadania adquirida pelas farmácias. Ela ainda alerta que a falta de responsabilidade de alguma companhia farmacêutica pode resultar no comprometimento da saúde da população.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
A Vigilância Sanitária mantém um controle, através de documentos, sobre as drogarias ou farmácias de manipulação, que comprovam o recolhimento dos produtos das prateleiras. A destinação incorreta de medicamentos vencidos será infracionada e julgada pelo departamento, para determinação de valores.