Cerca de 150 voluntários retiraram no sábado (8) quase duas toneladas de lixo depositado nas margens do córrego Tarumã, que passa pelos bairros Bacacheri, Bairro Alto e Jardim Social, em Curitiba. Foi a primeira grande ação do projeto de despoluição do córrego Tarumã, lançado no mês passado, no Bosque de Portugal.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura, Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Social e Sanepar. O projeto prevê limpeza do córrego, manutenção da rede coletora de esgoto e ações de fiscalização, como monitoramento da qualidade da água e vistoria em fossas sépticas e em ligações de esgoto residenciais.
Como parte do projeto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já vistoriou a rede de esgoto de 1.640 imóveis na região e vai revistoriar mais 1.240. Também são parceiros no projeto de despoluição do córrego a Organização das Nações Unidas (ONU) e a ong The Ocean Conservancy.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Somente nos primeiros nove meses de 2011, Curitiba já acumula a marca de mais de 500 toneladas de lixo retiradas de rios e galerias da cidade. O trabalho é executado em parceria pelas secretarias municipais de Obras Públicas e do Meio Ambiente.
"Estas ações são para melhorar o escoamento das águas e evitar cheias na cidade, retirando principalmente o lixo jogado indevidamente em rios e galerias", diz o prefeito Luciano Ducci. Em média, as equipes retiram por mês cerca de 50 toneladas de lixo jogado em rios e galerias da cidade.
Além da limpeza, estão em obras 36 quilômetros de novas galerias pluviais na cidade. Nos últimos 12 meses, já foram entregues 47,9 quilômetros de novas tubulações. No mesmo período, mais de 43 quilômetros de rios foram limpos.