A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou, na última semana, o Plano de Outorga completo das Rodovias Integradas do Paraná, que irão a leilão em 2022.
O documento, com 73 páginas, foi submetido ao aval do Tribunal de Contas da União e reúne o detalhamento de obras, tarifas base e as 15 novas praças do Estado.
O novo modelo de pedágio será adotado pelos próximos 30 anos e é tratado como a “menina dos olhos” pelo governo de Ratinho Junior (PSD), tendo em vista os escândalos de corrupção envolvendo as atuais concessionárias.
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Apesar do degrau tarifário, que prevê um acréscimo de até 40% no valor do pedágio após a conclusão das obras de duplicação previstas no programa de concessão, e da instalação das 15 novas praças, as estradas do Paraná vão para leilão com um valor 33% menor do que o atual.
O projeto da ANTT tem 42 praças divididas em 3.368 quilômetros de concessão, com a soma de todos os pedágios em R$ 377,14. Ou seja, o custo fica em R$ 0,11 por quilômetro.
Uma das novas praças fica na PR-445, próximo a Londrina, no acesso a Tamarana, no entroncamento com a BR-376, a Rodovia do Café. Saiba mais na Folha de Londrina.