Os presos da Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, iniciaram uma rebelião por volta das 21h30 na noite de quinta-feira (1º) após a Polícia Civil frustrar a fuga de cinco detentos que renderam um carcereiro.
De acordo com a delegacia, os presos estavam saindo da Cadeia Pública quando foram impedidos por um investigador. Os detentos retornaram para as celas com o refém e começaram a rebelião que terminou às 4h30 na madrugada de sexta-feira (2) após a Justiça autorizar a transferência de cinco presos. A maioria deles responde por crimes previstos na Lei Maria da Penha. Conforme o levantamento, 40 detentos participaram da rebelião, que foi contida com o auxílio de aproximadamente 80 homens da Polícia Militar.
As transferências devem continuar nesta tarde, já que os presos destruíram as celas, janelas e atearam fogo em colchões. Segundo a delegacia, cerca de 50 presos aguardam no solário as autorizações para transferências, pois a carceragem não tem mais condição de abrigá-los.
Leia mais:
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
Homens fingem ser benzedores e praticam estelionato na região de Apucarana
Jovem de 19 anos é executado a tiros enquanto prestava serviços em Marialva
A Polícia Civil ainda informou que o agente carcerário foi atendido pelo Siate após o fim da rebelião. Ele não sofreu nenhum ferimento grave.
O portal Bonde entrou em contato com a Secretaria de Justiça, mas até às 14h20 não havia informações sobre as transferências de presos durante a sexta-feira.