O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) realizou na manhã desta quarta-feira (7), em vários pontos de Curitiba, uma operação para combater a criminalidade. Segundo o sub-comandante Hudson Leôncio Teixeira, as ações foram desencadeadas a partir de denúncias recebidas pelo serviço 181 e de análises dos dados do "Mapa do Crime", levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Cerca de 70 policiais participaram das batidas, em locais considerados estratégicos. Até as 11h de hoje, oito pessoas já tinham sido presas, sendo três mulheres e cinco homens. Eles são acusados de cometer delitos como porte ilegal de drogas e armas e desacato. "A partir das denúncias e dos dados, montamos o planejamento da operação. Policiais da inteligência foram na frente, à paisana, para levantar os pontos de tráfico. E hoje às 6h começamos abordando os estabelecimentos que praticam prostituição", contou o major.
De acordo com o Bope, nas seis casas noturnas visitadas, espalhadas pelas ruas do centro da cidade, havia indicativos de prostituição e tráfico de drogas. Em duas delas, a PM encontrou drogas e armas.
Leia mais:
Polícia Militar do Paraná lança Operação Natal para garantir segurança de consumidores e comerciantes
Jovem de 22 anos é executado com sete tiros em Apucarana
Inconformado com fim, homem vai atrás de ex-mulher e é atropelado por amigo dela em Arapongas
Suspeito de furtar R$ 1.900 em carne em supermercado é preso em Londrina
No total, foram abordadas aproximadamente 400 pessoas. O Bope também informou que apreendeu 70 buchas de cocaína, uma grande (22g) da mesma droga, 94 pedras de crack, um revólver calibre 38 (com cinco munições intactas e numeração suprimida), uma pistola calibre 9mm (turca, com 11 munições intactas), R$ 1.359,00 em dinheiro, uma bucha de maconha, um carregador de pistola calibre 380 (com uma munição), uma balança de precisão e um carro.
Conforme Teixeira, depois desta primeira fase, em que os policiais confirmaram a prática dos crimes, foram desenvolvidas mais duas – uma de saturação e policiamento nos terminais de transporte coletivo, "para abordar suspeitos que incomodavam quem vai trabalhar ou para a aula", e a terceira, de "mini-bloqueios" nas principais vias de acesso à capital. "Foram 17 mini-bloqueios, com o objetivo de abordar veículos suspeitos. E agora a operação continua com o pessoal fazendo saturamento nos eixos comerciais, com o objetivo de coibir roubo a lotérica, banco e estabelecimentos comerciais", explicou o sub-comandante.
As pessoas detidas, assim como as drogas, as armas e a balança de precisão, foram levadas ao 1º Distrito Policial da cidade, onde ficarão à disposição da Justiça. (Atualizado às 11h57)