Um homem de 41 anos, suspeito de estelionato e lavagem de dinheiro, foi preso durante uma operação deflagrada pela equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), na manhã de segunda-feira (6). Com ele os policiais apreenderam diversos talões de cheques, cartões de crédito e débito em nomes de terceiros, além de aproximadamente R$ 71 mil em dinheiro.
O flagrante aconteceu em um quarto de hotel, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. Um Hyundai Azera com várias irregularidades e que estava com o suspeito, também foi apreendido. Conforme investigações apuradas pela polícia, com a posse de documentos falsos e dados de pessoas físicas, ele abria empresas fantasmas e respectivas contas bancárias.
"Esse homem fraudava os registros contáveis das empresas e abria uma conta jurídica em uma agência bancária – provavelmente em conluio com algum funcionário de dentro da instituição. Aberta essa conta, e com o crédito ativo, o suspeito acabava fazendo saques de grandes volumes e depois abandonava a empresa", explica o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown.
Leia mais:
Polícia Militar do Paraná lança Operação Natal para garantir segurança de consumidores e comerciantes
Jovem de 22 anos é executado com sete tiros em Apucarana
Inconformado com fim, homem vai atrás de ex-mulher e é atropelado por amigo dela em Arapongas
Suspeito de furtar R$ 1.900 em carne em supermercado é preso em Londrina
Estima-se que, em benefício próprio, o suspeito tenha usado várias empresas de fachada para adquirir o dinheiro ilícito. De acordo com o delegado, há suspeitas de que algumas vítimas consentiam que seus nomes fossem usados pelo suspeito. "Agora as investigações seguem para verificar se há mais pessoas envolvidas no esquema", conclui Brown.
A prisão do suspeito aconteceu depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima informando que o homem estava agindo no centro de Curitiba. Após algumas diligências foi possível localizá-lo e realizar o flagrante.
Além do crime de estelionato, o suspeito responderá por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Ele encontra-se à disposição da Justiça, na carceragem do Cope.