No último sábado final de semana, servidores da Receita Federal realizaram a apreensão de dois caminhões tipo cegonha que continham, em seus compartimentos de carga, 21 veículos supostamente preparados para o transporte de contrabando. A apreensão foi realizada numa oficina mecânica situada na cidade de Santa Terezinha de Itaipu.
Os servidores fizeram a abordagem de um veículo Fiat/Doblo que estava saindo da oficina mecânica. Tendo sido solicitada a documentação do veículo ao motorista, este disse que não estava de posse dos documentos. A equipe constatou que o veículo estava sem alguns assentos, situação comum encontrada em veículos usados no transporte de mercadorias contrabandeadas, razão pela qual o veículo foi retido.
A partir de algumas informações coletadas, os servidores constataram que o referido veículo havia sido descarregado de um caminhão tipo cegonha estacionado nos fundos da oficina mecânica. Logo a equipe verificou que havia dois caminhões semelhantes no local, sobre os quais havia outros 20 veículos. Os dois tratores mecânicos (um Scania 112 ano 1986 e um Mercedes LS1938 ano 2000) e os reboques (cegonheiras) tinham placas de Santa Terezinha de Itaipu.
Leia mais:
Ação conjunta apreende carreta com vinhos e roupas contrabandeados em Apucarana
Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína na região de Londrina
Polícia Rodoviária Estadual apreende maconha em carro após perseguição em Sertaneja
Anuário de Segurança indica os dias e os horários preferidos pelos golpistas no Paraná
Os veículos que estavam sobre as cegonheiras são: seis Fiat/Fiorino, dois Fiat/Doblo, dois Fiat/Palio, um Fiat/Strada, três GM/Vectra, um GM/Agile, um Honda/Civic, dois Volkswagen/Gol, um Volkswagen/Golf, um Volksvagen/Parati, e um Jimbei/Topic. Doze dos veículos têm placas de São Paulo/SP, um de Taubaté/SP, um de Osasco/SP, um de Guarulhos/SP, um de Itupeva/SP, um de Bebedouro/SP, um de Avaré/SP, um de Juiz de Fora/MG, um de Florianópolis/SC e um de Goiânia/GO.
Os dois caminhões cegonha com os veículos foram levados para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para uma vistoria mais minuciosa, inclusive a verificação de se tratar de veículo adulterado ou furtado.
Numa verificação superficial, após os veículos terem sido baixados das cegonheiras, verificou-se que todos apresentavam alterações em sua estrutura, como ausência de bancos e/ou adulteração da suspensão. Também foram encontrados rádios amadores instalados num dos veículos e num dos cavalos mecânicos.
Todos os veículos serão submetidos à perícia técnica, inclusive em relação à respectiva documentação, e os respectivos proprietários serão intimados a prestar informações. As diligências poderão resultar na apreensão e aplicação da pena de perdimento aos veículos.