Três auditores fiscais da Receita Estadual foram presos nesta sexta-feira (13), em Londrina, pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Eles são acusados de concussão, corrupção ativa praticada por agente público.
Mario Antonio Oliveira da Silva, Ricardo Sakuma e Pedro Massatoshi Kubata extorquiam empresários de supermercados localizados na região oeste de Londrina. Segundo o Gaeco, a investigação durou mais de um ano.
Em 2008, eles exigiram pagamento de R$ 3 mil para contornar fiscalização do fisco. Aos finais de semana, eles buscavam produtos gratuitamente nos estabelecimentos. Neste ano, a cobrança chegou aos R$ 50 mil e houve a denúncia. "Há suspeita de que havia um grupo de fiscais, mas ao constatarem irregularidades exigiam dinheiro para nao fazerem autuações", definiu o promotor Claudio Esteves.
Leia mais:
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
As prisões temporárias foram decretas pela juíza Adriana Fernandes da Silva. Mario Antonio Oliveira da Silva, Ricardo Sakuma e Pedro Massatoshi Kubata foram encaminhados ao Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina. A pena para o crime de concussão varia de 2 a 8 anos de prisão.