Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segurança pública

Governo estadual promete prisão feminina em Londrina

Loriane Comeli - Redação Bonde
28 jun 2009 às 09:44
Segundo Elza Correia, Ministério da Justiça deverá encaminhar recursos; município se prontificou a doar terreno para a cadeia feminina - Folha de Londrina/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (RML), Elza Correia, disse que o governo do Estado está com projeto pronto para encaminhar ao Ministério da Justiça solicitando recursos para a construção de uma penitenciária feminina para a região.

Hoje, as presas são abrigadas em delegacias, como no caso de Londrina, em que elas ficavam no 3º Distrito Policial. Devido à superlotação, no entanto, na semana passada, parte delas foi transferida para a carceragem do 4º DP, que estava desativada. "Ninguém se alegra em construir penitenciárias, mas é um equipamento social necesário", disse Elza Correia em entrevista à Rádio Paiquerê AM.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar da promessa, a obra não tem data para ser iniciada. Segundo Elza, o projeto depende da finalização do consórcio entre os municípios da RML na área de segurança e da posterior inclusão no programa nacional de segurança e cidadania, o Pronasci. "O governador (Roberto) Requião já deliberou pela construção de uma penitenciária estadual (masculina) semi-aberta aqui e nós pleiteamos a prisão feminina. E a contrapartida do estado é muito pequena, de apenas 2%", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de R# 1,5 milhão bloqueados

Operação policial combate quadrilha suspeita de fraudes contra seguradoras no Paraná

Imagem de destaque
Outro segue foragido

Suspeito de roubar idoso e mantê-lo em cárcere privado é preso no Paraná

Imagem de destaque
Vítima foi achada sem roupas

Dois são detidos por agredir e obrigar idoso a fazer Pix para eles na rodoviária de Londrina

Imagem de destaque
Zona norte

PM e CMTU apreendem quatro veículos e aplicam 11 multas em blitze em Londrina


Segundo ela, um assessor do ministro Tarso Genro (Justiça) já se prontificou a ajudar Londrina e os municípios da região metropolitana a se inscreverem no Pronasci. O prefeito Barbosa Neto (PDT), disse Elza, também já concordou em doar terreno em Londrina para a construção da cadeia feminina.

A princípio, segundo a coordenadora da RML, a penitenciária para mulheres teria cerca de 500 vagas. "A construção da prisão é um paliativo, aliás, não resolve problema algum. É necessário fortes projetos sociais para dar inclusão, cidadania, educação, saúde e reduzir o crime", opinou Elza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade