O coronel David Antônio Pancotti, nomeado comandante da Polícia Militar (PM) no Paraná, deve assumir o cargo nos próximos dias, logo depois que for publicado o decreto assinado pelo governador Roberto Requião (PMDB).
A posse oficial deve demorar ainda alguns dias. A mudança ocorre por causa do pedido de aposentadoria do atual comandante, coronel Mário Sérgio Nicolau.
De acordo com Pancotti, o foco principal do novo comando será o investimento no efetivo policial. ''Queremos o aperfeiçoamento do policial, que ele retorne às salas de aula'', afirmou.
Leia mais:
Polícia Militar do Paraná lança Operação Natal para garantir segurança de consumidores e comerciantes
Jovem de 22 anos é executado com sete tiros em Apucarana
Inconformado com fim, homem vai atrás de ex-mulher e é atropelado por amigo dela em Arapongas
Suspeito de furtar R$ 1.900 em carne em supermercado é preso em Londrina
Segundo o coronel, a política do governo estadual para a segurança não significa aumento do efetivo, mas sim aprimoramento dos policiais.
Outros projetos já em andamento, segundo Pancotti, vão melhorar a informatização da PM no Paraná. ''Vamos trabalhar com geoprocessamento, o que vai permitir localizar prontamente as viaturas e organizar melhor cercos policiais'', relatou.
Ele também pretende incentivar o policiamento comunitário. ''Queremos o policial de porta em porta, lado a lado com a comunidade, numa ação de prevenção'', acrescentou.
Pelo menos quatro coronéis devem se aposentar da PM neste ano, disse Pancotti, o que vai desencadear uma renovação no quadro pessoal. ''Vamos ter que repensar os novos comandantes, os novos coronéis, mas ainda vamos estudar muito bem o quadro antes de anunciar algo'', relatou.