A partir da sexta-feira (24), a CiaPTran (Companhia de Policiamento de Trânsito) do 5° BPM (batalhão de Polícia Militar) de Londrina realiza policiamento para a orientação e prevenção da embriaguez ao volante, fiscalização de motocicletas baixadas pelo Detran (Departamento de Trânsito ) e escapamentos alterados de motos.
As operações estão inseridas dentro do propósito Maio Amarelo e algumas ações serão feitas em conjunto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).
Segundo a PM, são frequentes as apreensões de motos baixadas pelo Detran, o que é motivo de preocupação. Os veículos não possuem emplacamento e, mesmo que sejam apreendidos, o prejuízo é minimizado por terem sido adquiridas por baixos preços. A PM considera que a situação "gera um sentimento de irresponsabilidade que compromete a segurança no trânsito, pondo vidas em risco".
Leia mais:
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
Foragido por homicídio em São Paulo é encontrado trabalhando na região de Londrina
Família reencontra equipe da PRF que fez transporte aéreo de bebê para transplante
Menino é conduzido à delegacia após ser visto com fósforos e óleo próximo a uma escola de Cambé
Outra preocupação é a perturbação do sossego e a poluição sonora provocada pelos escapamentos alterados de motocicletas. As reclamações pelo barulho provocado por estes veículos gera desconforto da população, que tem cobrado providências da PM.
Só este ano foram realizados 120 autos de infração pelo artigo 230, inc. XI do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) - conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante - no ano de 2018 foram 223 autos.
Ainda conforme a PM, a modificação do escapamento original altera a funcionalidade mecânica da moto e faz ultrapassar os limites permitidos do barulho emitido.
Quando a irregularidade é constatada, a PM lavra auto de notificação, uma infração grave com a perda de cinco pontos na carteira de motorista. É realizada uma regularizadora, que pode conceder ao proprietário até dez dias para que o problema seja sanado. Não apresentar o veículo regularizado dentro do prazo acarreta no bloqueio administrativo do documento.
Resultados de sexta
Em duas blitze realizadas em Londrina das 13h30 às 19h30 de sexta, na avenida Santos Dumont e na esquina das avenidas Juvenal Pietraroia e Soiti Tarumã, foram abordadas 63 motocicletas e 25 automóveis. Foram 12 motos, dois automóveis, uma carteira de motorista e dois documentos de veículos recolhidos, em abordagens de 91 pessoas.
Foram verificadas ainda duas situações de motos com escapamentos adulterados e uma baixada.