O Paraná é o Estado com maior número de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) depois de São Paulo, de acordo com uma ampla investigação do Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo. Durante três anos e meio o Ministério Público colheu documentos e montou um "censo" da facção.
De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, no Paraná há 626 integrantes do PCC, sendo que 545 estão detidos e 20 são originários de São Paulo. Segundo o MPE, isso acontece pois em 1990, seis integrantes da cúpula da facção, entre eles José Márcio Felício, um dos fundadores do PCC, foram enviados ao Paraná na tentativa de desarticular o bando.
Porém, a tentativa foi frustrada e os criminosos fundaram o Primeiro Comando do Paraná (PCP), passando a dominar o sistema prisional do Estado, liderando rebeliões e fugas. Outro motivo para a forte presença da facção no Paraná seria o fato do Estado servir de rota para o tráfico de drogas, já que um dos principais fornecedores de cocaína do PCC ficava no Paraguai.
Leia mais:
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
Homens fingem ser benzedores e praticam estelionato na região de Apucarana
Jovem de 19 anos é executado a tiros enquanto prestava serviços em Marialva
(Com informações do jornal O Estado de São Paulo)