Mais uma etapa do treinamento na área de segurança para a Copa do Mundo Fifa 2014 foi concluído. Ao todo, 64 policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais, socorristas e agentes de trânsito aprenderam como operar equipamentos de videomonitoramento, incluindo dois Centros de Comando e Controle Móveis. Os caminhões foram entregues pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.
De acordo com o major Robson Lima, da Diretoria de Tecnologia da Polícia Militar e responsável pela equipe que recebe os equipamentos, os caminhões serão usados próximo à Arena da Baixada, estádio onde acontecem os jogos da Copa e no entorno de locais de outros eventos que a Fifa irá organizar. "Com esses caminhões, nós teremos a coordenação direto no Teatro de Operações, que é o nome técnico das ações que ocorrem na área de evento", afirma o major.
Os dois caminhões, recebidos sexta-feira (8) da semana passada, possuem câmeras com tecnologia infravermelha, televisores, telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Eles também são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e gestão de eventos.
Leia mais:
Rotam encontra pés de maconha em meio a plantação de mandioca em Londrina
Homem foge da PM e deixa esposa ser presa com maconha em Tamarana
Ex-agente penitenciário morre em confronto com a Rotam em Londrina
Moto atropela menino que atravessava a Dez de Dezembro na faixa de segurança, em Londrina
Esses centros móveis integram o conjunto de equipamentos do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para ações de segurança para a Copa do Mundo, dotado de equipes de alto desempenho, modelo lógico, ferramentas de inteligência e sistemas tecnológicos de última geração, capazes de prover uma imagem fiel e em tempo real do panorama global, eventos associados e recursos envolvidos.
TREINAMENTO – "Todos os órgãos integrados na operação do sistema participaram desta capacitação: policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Precisamos conhecer os equipamentos, além de operar os sistemas embarcados", diz o major.
Dentre os profissionais capacitados também estão representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Científica. Após o curso, os profissionais estarão capacitados para orientar outros servidores.
FASES - Esta é a segunda fase do treinamento, que já passou por capacitação teórica no Centro de Comando e Controle para a Copa do Mundo, localizado no Centro Cívico, em Curitiba. Durante a parte teórica do curso, foram dadas orientações sobre análise criminal, geoprocessamento, videoprocessamento, conexão por radiomicroondas e inteligência policial.
Durante a Copa, as informações captadas pelos caminhões estarão interligadas com equipamentos de outras cidades. "Nós vamos ter acesso à informação diretamente no local que estamos atuando, que pode ser gerada para outros centros", explica o major.
Ainda segundo ele, antes da Copa haverá atuação dos Centros de Comando e Controle Móveis em grandes eventos que possam ocorrer em Curitiba, para testar os equipamentos. Nessas ocasiões, as empresas que forneceram o curso estarão acompanhando o desempenho dos policiais que irão utilizar os equipamentos.