Um acompanhamento tático aéreo realizado na tarde de segunda-feira (17), nas ruas de Curitiba, por duas unidades da Polícia Militar, resultou na prisão de cinco homens e na apreensão de dois veículos, um Corolla e um Fiat Stilo, além de 51 buchas de cocaína. A ação final ocorreu nos bairros Uberaba e Boqueirão. O trabalho foi executado pelo Grupamento Aéreo (Graer) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
De acordo com informações dos policiais que efetuaram as prisões, as equipes receberam a denúncia de que um veículo Corolla roubado estaria no interior de uma residência, na Rua Joel Pedrini, bairro Uberaba. Com os dados em mãos, a polícia seguiu até o local indicado, onde foram encontrados dois veículos, um Fiat Stilo e um Prisma, estacionados em frente à casa indicada. "Alguns homens que estavam no local fugiram nos carros quando nos avistaram", conta o tenente João Carlos Bonato Junior, comandante de pelotão no Bope.
APOIO – Neste momento, as equipes do Bope pediram apoio do Grupamento Aéreo, que com a utilização de um helicóptero também já procurava o referido Corolla e iniciou as buscas aéreas aos carros em fuga. Um dos veículos foi localizado poucos minutos depois na Rua Bley Zorning, no Boqueirão, e um único homem foi encontrado em seu interior.
Leia mais:
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
"Chegamos sobre a residência e, trocando informações com os policiais do Bope, começamos a procurar os outros carros. Quando vimos um Fiat Stilo vermelho saindo debaixo da cobertura de um posto de gasolina em alta velocidade e fazendo ultrapassagens proibidas, tivemos, então, a certeza de que seria um dos veículos que procurávamos’, conta o capitão Marcio Valim, co-piloto da aeronave que foi comandada pelo major Júlio César Pucci dos Santos.
Para Valim, o apoio do helicóptero numa situação como esta proporciona a troca de informações via rádio e evita que os policias das viaturas precisem usar de muita velocidade, além de indicar a eles com precisão a localização dos suspeitos. Uma vez localizado, o veículo não será mais perdido de vista pelas equipes aéreas. "Além disso, é importante ressaltar o apoio do controlador de vôo do aeroporto Afonso Pena, que nos permitiu realizar a ação policial, mesmo sendo aquela uma área de aeronaves", diz Valim.
Depois da localização do veículo Stilo pela equipe aérea, uma equipe do Bope realizou a abordagem, prendeu o condutor e apreendeu o veículo. Poucos minutos depois, as equipes terrestres localizaram o outro veículo, em uma rua próxima dali, no Uberaba. "Lá, as equipes encontraram o carro com outros quatro homens, os quais também foram detidos e encaminhados, juntamente com o Fiat Stilo e o primeiro preso, à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos", conta Bonato.
COCAÍNA - Na residência, os policiais apreenderam o veículo Corolla, que possuía alerta de roubo há dois dias, e em um dos quartos, na gaveta de uma cômoda, encontraram 51 buchas de cocaína. "A ação foi bastante positiva, tendo em vista que em pouco tempo conseguimos retirar de circulação um grupo de pessoas suspeitas de roubo e recuperar um veículo roubado", frisa Bonato. "Além disso, o apoio aéreo foi fundamental para a agilidade das prisões, pois possibilitou a troca de informações e a chegada rápida ao local", completa o tenente. Segundo ele, dois dos detidos foram reconhecidos como autores do roubo ao Corolla.