Mais de 8 toneladas de carvão transportados sem documento de origem florestal foram apreendidos neste sábado em Pontal do Paraná, no Litoral. O dono do caminhão, Osmar Bonfim Batista, 65 anos, que levava o produto foi multado em R$ 17 mil e vai responder a termo circustanciado por infração à lei ambiental.
A apreensão foi feita pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar, a chamada Força Verde. No caminhão, foram encontrados 1,5 mil sacos de carvão, totalizando 6 mil quilos. O veículo foi abordado nas proximidades do terminal de embarque para a Ilha do Mel, em Pontal, quando o carvão era descarregado. A placa do veículo, do município de Fernandes Pinheiro, chamou a atenção do capitão que comanda a Força Verde no Litoral, César Lestechen. ''Fizemos a abordagem e verificamos que ele não dispunha do documento que libera o transporte deste tipo de produto'', disse o oficial.
Segundo o capitão, em dezembro de 2002, o mesmo motorista foi flagrado por causa de irregularidades idênticas. Na época, também foi autuado, mas ainda não pagou a multa devida ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Leia mais:
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Após verificar o veículo, os policiais foram até um depósito no balneário de Santa Terezinha, também em Pontal. ''A nota seria para descarga em Santa Terezinha. Isso caracteriza desvio de rota'', explicou Lestechen. No depósito, foram encontrados mais 212 sacos de 10 quilos de carvão sem procedência, que também foram apreendidos.
Folha de Londrina