A Polícia Militar (PM) iniciou na manhã desta terça-feira (7), em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o processo de instação da 13º Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado. Cerca de 150 policiais participam, desde às 5h30, da chamada "ação de congelamento", nas vilas Zumbi dos Palmares e Liberdade. O local possui uma população de mais de 12 mil pessoas.
O objetivo da operação de hoje é realizar bloqueios policiais que possam resultar em prisões de infratores, apreensões de armas e drogas e também recolhimento de veículos irregulares. "A intenção é limpar e preparar a área para a instalação da Unidade Paraná Seguro, que trará maior segurança à população de bem da região", afirmou o Coordenador Operacional da PM e Comandante do 6° Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Péricles de Matos.
A instalação oficial da UPS será nesta quarta-feira (8), na Rua Carteiro Luciano Ramos, 261, Vila Zumbi dos Palmares, com a presença do governador do Paraná, Beto Richa. A unidade será comandada pela Aspirante Fernanda Pegorini e terá 25 policiais militares, com três viaturas.
Leia mais:
Polícia Militar do Paraná lança Operação Natal para garantir segurança de consumidores e comerciantes
Jovem de 22 anos é executado com sete tiros em Apucarana
Inconformado com fim, homem vai atrás de ex-mulher e é atropelado por amigo dela em Arapongas
Suspeito de furtar R$ 1.900 em carne em supermercado é preso em Londrina
As vilas foram escolhidas pelo índice de criminalidade. De acordo com a PM, nos dois primeiros meses deste ano, foram registrados oito homicídios; nos dois outros meses (março e abril), quando o policiamento começou a ser intensificado para a implantação da UPS, não houve nenhum.
A UPS vilas Zumbi e Liberdade é a primeira da RMC, a 11º primeira da grande Curitiba e a 13º do Estado do Paraná, implantadas em pouco mais de um ano.