Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relembre o caso

PMs acusados de "blindar" festas em Ibiporã viram réus

Rafael Machado - Grupo Folha
07 jul 2021 às 18:13
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz da Vara da Justiça Militar Estadual do Paraná, Leonardo Bechara Stancioli, aceitou nesta quarta-feira (7) a denúncia do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra dois policiais militares que teriam afrouxado a fiscalização e recebido propina para permitir festas clandestinas desde abril deste ano em Ibiporã. Os eventos foram proibidos pela prefeitura da cidade por causa da pandemia da Covid-19.

Com a decisão, os PMs viram réus no processo. Passam também a responder por prevaricação (crime cometido por funcionário público que deixa de exercer sua função para satisfação pessoal. No caso dos acusados, a atribuição seria justamente impedir as confraternizações), corrupção passiva e infração de medida sanitária preventiva. Para o magistrado, há "índicios de autoria suficientes" para instaurar a ação penal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Autorizado pela Justiça, o Gaeco teve acesso a áudios do WhatsApp trocados entre os dois policiais. Neles, os promotores afirmam que havia uma divisão de tarefas para que o suposto esquema funcionasse. Enquanto um atuava como uma espécie de vigia das festas irregulares, o outro, trabalhando na Central de Operações da Polícia Militar, o Copom, setor que recebe todas as chamadas da corporação, cancelava a ida das viaturas mesmo se as ocorrências fossem protocoladas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maringá e Sarandi

PF cumpre 24 mandados judiciais em ação contra fraudes em licitações durante a pandemia

Imagem de destaque
Fraudes em licitações

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Imagem de destaque
Proprietário assinou TCIP

Polícia Militar apreende duas máquinas caça-níqueis no Jardim Interlagos, em Londrina

Imagem de destaque
Motorista foi preso

PRF apreende 2,5 toneladas de maconha escondidas em carga de soja no Paraná

Quando a acusação veio à tona, o tenente-coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão, onde os PMs estão lotados, informou que não concorda com "qualquer indício de irregularidade". Os advogados João Eugênio Cornelian Filho e Fábio Aparecido Franz, que representam um dos agentes, disseram em nota que "acreditam veementemente na inocência. Demonstraremos que os fatos não se deram na forma como exposto pela acusação".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade