Os 12 acusados de tentativa de latrocínio e formação de quadrilha que apavoraram Ortigueira, na última sexta-feira (11), foram apresentados na 10ª Subdivisão de Polícia de Londrina (SDP), na manhã desta segunda-feira (13), pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernando Delazari.
Os bandidos, grande parte de Londrina e Cambé, assaltaram - fortemente armados - agências bancárias, os Correios, uma lotérica e várias lojas em Ortigueira, tendo o prefeito da cidade, Geraldo Magela, como refém.
De acordo com informações da Polícia, até o momento já foram apreendidas diversas armas de fogo, munição, coletes balísticos e recuperado boa parte do dinheiro roubado. Também foram recuperados os veículos roubados na ação criminosa.
Leia mais:
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Outros quatro criminosos já tiveram suas prisões decretadas por participação direta nos fatos e estão sendo procurados pela Polícia.
Houve ampla mobilização policial
Tão logo o secretário de Segurança do Estado soube do fato ocorrido em Ortigueira, um grande esquema de segurança foi elaborado pela Polícia do Paraná, que mobilizou grande parte do efetivo das Polícias Militar e Civil, especialmente em Curitiba, região de Ortigueira, Telêmaco Borba, Londrina, Maringá, Cambé e Apucarana.
Primeiro foi localizado um veículo Gol, viatura da delegacia de Ortigueira, na cabeceira da ponte, contendo dois malotes do BB, com mais de R$ 74 mil e uma escopeta. Em seguida, o prefeito Magela, que havia sido libertado pelos bandidos.
Através de fotografias e informações cedidas pelas delegacias envolvidas, foi possível o reconhecimento pelas vítimas de seis bandidos da quadrilha: Júlio, Luis, Antônio, Dirlei, Marcelo e Roberto.
Por volta das 11 horas de sábado, outra informação chegou à polícia, de que dois suspeitos estariam no posto de combustíveis "J", perto de Mauá da Serra. Policiais de Apucarana foram até o local e surpreenderam os criminosos, que estavam armados e com parte do dinheiro roubado.
Outras quatro pessoas estranhas, suspeitas, estariam rondando uma propriedade rural na Estrada do Caetê. Neste local a polícia encontrou mais armas e coletes da PM.
Depois de grande caçada e quebra-cabeça, a maior parte das prisões aconteceu em Ortigueira, Londrina e Cambé.
Foram detidos:
1 - Vinícius Marcelino, 28 anos
2 - Adinaldo Célio Monteiro, 31 anos
3 - Edinei Moreira Motta, 36 anos
4 - Um adolescente de 17 anos
5 - José Derli dos Santos, 46 anos
6 - José Maria Lopes, 58 anos
7 - Oscar Rodrigues dos Santos
8 - Osmar Thomé de Souza, 39 anos
9 - Tiago Moreira da Silva
10 - Julio Cézar Gasques de Oliveira, 21 anos
11 - Antônio Gomes de Oliveira
12 - Anselmo Roberto da Silva, 34 anos
>> Mais informações na edição desta terça-feira da Folha de Londrina, em Cidades.