Policiais civis, militares e guardas municipais conseguiram conter uma fuga em massa, seguida de uma rebelião, que ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira (24) no 12° Distrito Policial, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Todos os 90 presos tentavam fugir do local, quebrando grades enquanto se dirigiam para a saída do DP.
O delegado do 12° DP, Vinícius Augustus de Carvalho, conta que por volta de 1 hora da madrugada, vários presos já quebravam grades para tentar sair das celas. Quando os agentes e policiais perceberam, precisaram chamar reforço do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Com a chegada dos policiais, os presos se mantiveram rebelados e exigiam transferência para presídios ou casas de custódia. Eles reclamavam que não tinham condições adequadas para continuar no distrito policial. O local, apesar de abrigar 90 presos, tem capacidade apenas para 26. "Eles queriam ser removidos para onde pudessem receber visitas, tomar banho de sol, onde tenha uma estrutura que aqui não tem".
Leia mais:
Suspeito de agredir companheira grávida com um chinelo é preso em Apucarana
Homem é agredido após tentar ajudar mulher que estava sendo seguida em Apucarana
Criminosos abordam motorista de caminhão com tiros e tentam roubar carga no Noroeste do Paraná
Homem perde parte da orelha em briga generalizada no centro de Arapongas
Os presos entraram em acordo com os policiais apenas no início da manhã. Trinta deles foram transferidos para o sistema penitenciário. O delegado reclamou da falta de estrutura no local para abrigar tantos presos. "É uma situação difícil. O contingente de policiais para tantos presos não é o ideal", diz Carvalho. Nenhum preso ou policial ficou ferido.