26/05/20
35º/23ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Superlotação

Presos da cadeia pública de Cambé tentam fuga e gravam vídeo

Um vídeo de autoria dos presos da cadeia pública de Cambé (região metropolitana de Londrina) circula nas redes sociais desde a segunda-feira (27) com diversas reclamações sobre problemas estruturais da unidade. Foi criado um canal no Youtube para divulgação do material.

Divulgação
Divulgação


As principais reclamações são sobre acúmulo de lixo, doenças infecciosas, falta de higiene, ausência de programas de trabalho e de remição e dificuldades de visitas. Em determinado trecho do vídeo, os presos apontam um buraco cavado no chão, justificando que "a gente é obrigado a cavar que nem bicho" em virtude de todas as condições críticas da unidade.

Segundo o delegado responsável pela cadeia pública de Cambé, Roberto Fernandes de Lima, o vídeo teria sido feito como uma "tentativa dos presos de se vitimizar" diante das providências que seriam adotadas em face de uma tentativa de fuga através do túnel que é mostrado nas imagens. Ele ainda afirma que, excetuando-se a superlotação, nenhuma das reclamações do vídeo procede, tendo em vista haver coleta de lixo na unidade três vezes por semana e um médico que atende os presos semanalmente.

Como ele informa, a unidade tem hoje 208 recolhidos. Destes, 123 já foram condenados e deveriam ser transferidos para presídios. Apesar de já existir determinação judicial, o delegado aponta que o Depen/PR (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná) ainda não cumpriu a ordem. Na ala principal, onde foi gravado o vídeo, há 156 presos, sendo que a capacidade é para apenas 32.

A título de providências, o delegado disse que comunicará o Depen solicitando as transferências e instaurará procedimento administrativo para apurar como o aparelho celular ingressou na unidade. "Estamos trabalhando arduamente para evitar fugas", comunica.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Isabella Alonso Panho - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Reestruturação
Departamento Penitenciário do Paraná assume controle da carceragem de Cambé
Continue lendo
Será?
Governador considera que o Paraná poderá retomar atividades econômicas em agosto
26/05/2020 20:01
Agravo de instrumento
MP tenta reverter reabertura do comércio e shoppings de Londrina
26/05/2020 18:59
Negociação
Latam vai reduzir número de funcionários no Brasil
26/05/2020 17:25
Municípios
Ministério Público defende que eleição não seja adiada por pandemia
26/05/2020 16:07
Cobertura
Palácio da Alvorada terá segurança reforçada para jornalistas
26/05/2020 15:28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados