Detentos de Rolândia fizeram uma rebelião durante toda a madrugada desta segunda-feira (30). A movimentação começou por volta das 21h30 deste domingo. Minutos antes do tumulto, duas adolescentes, uma de 16 e outra de 17 anos, foram apreendidas pela polícia do lado de fora da delegacia. Elas tentaram repassar 450 gramas de maconha para dentro da carceragem.
Após a apreensão da dupla, os presos serraram grades e cadeados e foram para o pátio. Segundo informações da Polícia Civil, foi necessário o apoio de uma equipe da Polícia Militar para conter o tumulto. Os detentos queimaram colchões e a rebelião só foi controlada depois da chegada de 20 homens do Pelotão de Choque.
Familiares dos presos acompanharam do lado de fora a movimentação. O local abriga hoje 120 detentos, mas foi construído para atender apenas 46 presos. Agentes vistoriaram as celas logo após o tumulto e retiraram barras de ferro e celulares de dentro da carceragem.
Leia mais:
Polícia Militar do Paraná lança Operação Natal para garantir segurança de consumidores e comerciantes
Jovem de 22 anos é executado com sete tiros em Apucarana
Inconformado com fim, homem vai atrás de ex-mulher e é atropelado por amigo dela em Arapongas
Suspeito de furtar R$ 1.900 em carne em supermercado é preso em Londrina
Conforme a Polícia Civil, outra situação também poderia ter motivado a rebelião. Pedidos de transferência de dois presos condenados por homicídio e latrocínio tramitam desde a semana passada em Curitiba e ainda não teriam sido analisados pelo governo do Estado.
A rebelião terminou por volta das 5h da madrugada desta segunda. Os estragos serão avaliados ainda pela manhã. Nenhum preso fugiu da carceragem. Quatro detentos ficaram feridos e foram atendidos no local por socorristas do Siate.