Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Norte

Bolsonaro visita Santuário em Bandeirantes e participa de carreata de Ibiporã

Rubia Pimenta - especial FOLHA
09 abr 2022 às 15:44
- Jonathan Campos/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em uma passagem histórica pela região Norte, o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), visitou, na manhã deste sábado (9), o Santuário São Miguel Arcanjo, localizado em Bandeirantes (a 90 km de Londrina). Ele assistiu a missa, acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro, e diversas autoridades, como o governador do Estado, Ratinho Junior (PSD). A presença do presidente gerou grande comoção na cidade, com a reunião de milhares de apoiadores. Houve pequenas manifestações contrárias, porém sem registro de tumulto.


O presidente chegou a Bandeirante de helicóptero, por volta das 10h, cercado por forte aparato do Exército, Aeronáutica, além de policiais militares de toda região, que foram convocados para garantir a segurança do local. Antes da celebração, o presidente tirou fotos com apoiadores e abraçou crianças, mas não falou com a imprensa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bolsonaro participou brevemente da celebração, lendo um trecho bíblico de Ezequiel. Ao final da missa, houve a entrega da imagem de São Miguel Arcanjo ao governador e deputados que estavam presentes. O presidente da República não pegou a imagem junto com as outras autoridades porque, segundo o padre Rosinei Toniette, que celebrou o ato, Bolsonaro recebeu o anjo ao chegar ao Santuário, e prometeu levá-lo ao Planalto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


A missa lotou o salão do Santuário, que acolhe cerca de 3 mil pessoas. Todas foram previamente cadastradas (em sua maioria políticos e apoiadores da região) e revistadas antes de entrar no pátio da igreja. Outras milhares assistiram por telão no pátio.

Publicidade


Protesto

Um pequeno grupo de manifestantes, com carro de som e cartazes, tentou participar do evento, porém foi barrado pela organização, para evitar tumultos com os apoiadores do presidente. Eles se concentraram, então, no centro de Bandeirantes, com faixas que questionavam a politização da igreja, além de culpar o atual presidente por negligência na condução da pandemia. O protesto foi pacífico.

Publicidade

Em função dos questionamentos, nesta sexta-feira (08), a Diocese de Jacarezinho divulgou uma nota de esclarecimento, onde afirma que a visita do presidente ocorreu por um convite de particulares, não sendo promovido pela Diocese. “Reafirmamos a isenção partidária da igreja Católica”, diz a nota.

Presidente na região

Publicidade


Esta é a primeira visita de um presidente da República à cidade de Bandeirantes. No Norte Pioneiro, a última passagem de um presidenciável ocorreu em 2009, quando Lula visitou a cidade de Congonhinhas.

Bolsonaro confirmou a visita ao Santuário na semana passada, em Brasília, após receber uma comitiva formada pelo padre reitor do Santuário, Rosinei Toniette, além do padre Roberto Medeiros, deputado federal Diego Garcia e o empresário de Bandeirantes, Leonir Palla.

Publicidade


“Foi uma oportunidade ímpar que recebemos no município. Foi uma honra tê-lo conosco, junto com outro chefe de Estado, o governador, e tantas outras autoridades”, disse o prefeito da cidade, Jaelson Matta (Podemos)


Entre as autoridades presentes,  os ministros Marcos Montes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Augusto Heleno (Gabinete da Segurança Institucional); os deputados federais Sandro Alex, Aline Sleutjes, Filipe Barros, Diego Garcia, Luísa Canziani, Paulo Martins e Pedro Lupion; além de prefeitos da região. 

A presença de Bolsonaro atraiu apoiadores de toda a região. A comerciante de Londrina, Gisele Martins, trouxe o marido e o filho para a missa. “Sou devota de São Miguel, e fico muito feliz e honrada em saber que o presidente nos prestigia”, diz.


Após assistir a missa, o helicóptero do presidente pousou no Campo Estrela, em Ibiporã.  Na cidade, foi ao encontro de apoiadores e passeou  em cima de uma caminhonete e ao lado do prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira (PSD) comeu um pastel e suco de laranja em uma lanchonete. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade