Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Primeiro debate na TV

CNN Brasil cancela debate após Lula e Bolsonaro não confirmarem presença

Bruno Souza - Estagiário*
26 jul 2022 às 14:25
- Reprodução/ Twitter
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O canal de notícias 24 horas CNN Brasil cancelou, nesta terça-feira (26) o primeiro debate na TV com os candidatos à presidência da República em 2022, após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) não confirmarem presença. Os dois presidenciáveis lideram a corrida eleitoral, segundo a última pesquisa divulgada pela XP/Ipespe, com 44% e 35% das intenções de voto, respectivamente.


A emissora divulgou a decisão pelas suas redes sociais. "A CNN Brasil suspendeu a realização do debate com os candidatos à presidência da República que estava programado para o dia 6 de agosto. A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Lula e Bolsonaro não confirmaram as presenças de ambos. Sem os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas realizadas por institutos de opinião, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O canal ainda deixou clara a intenção de fazer um novo debate, juntando grandes canais de mídia para "estimular o amplo debate entre os postulantes à presidência". "A CNN analisa a possibilidade de formar um pool [acordo entre empresas] com veículos de comunicação de credibilidade para que o evento seja realizado. As premissas para a definição deste formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado", encerrou a emissora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


Nos comentários da publicação, eleitores criticaram a ausência dos dois candidatos. "Dois antidemocratas que não tem ideias para debater, apenas planos de poderes pessoais", disse um internauta. "Bem provável que nenhum dos dois apareçam… teto de vidro total dos dois", comentou outra. Houve quem criticasse a decisão da CNN Brasil também. "Se o interesse da CNN for estimular o amplo debate, mantenham o mesmo e deixem os espaços que os dois deveriam oculpar com seis nomes pra ficar claro que estão se eximindo da responsabilidade!", disse outra internauta.

Publicidade


Os dois candidatos não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. Já Ciro Gomes, atual terceiro colocado nas intenções de voto, criticou a decisão. "Para mim será uma grande decepção se a CNN Brasil deixar o seu público sem debate. A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro", disse.


Debates em 2018

Publicidade


Em 2018, enquanto ainda estava preso, Lula foi oficializado como candidato à presidência para concorrer às eleições. Na época, o Partido dos Trabalhadores entrou na Justiça para garantir o direito de Lula ir aos debates presidenciais, tendo o pedido negado pela juíza Carolina Lebbos, responsável pela questão na primeira instância.


O partido, então, pediu para que o seu candidado tivesse a permissão de fazer uma vídeoconferência de dentro da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, tornando possível, assim, a sua participação no primeiro debate eleitoral de 2018, que aconteceu na TV Bandeirantes. O pedido foi novamente negado.

Publicidade


Em mais uma manobra para participar do debate, o partido pediu à emissora que registrasse a participação do então vice de Lula, Fernando Haddad. A emissora não permitiu, alegando ser um debate de presidenciáveis, não de vices.


Já o atual presidente e à época candidato à eleição Jair Bolsonaro participou de apenas dois debates eleitorais em 2018, sendo o da TV Bandeirantes e o da RedeTV!. Bolsonaro disse que não participaria de nenhum outro programa devido a compromissos de agenda e por "ser mais produtivo" fazer atos de campanha com seus eleitores.


*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade