Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vítima de hackers

Com computadores 'sequestrados', Câmara de Tamarana suspende sessão desta segunda

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
15 mai 2017 às 10:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina) suspendeu a sessão ordinária desta segunda-feira (15) porque teve seu sistema sequestrado no ataque hacker mundial ocorrido na última sexta (13). Os computadores estão em manutenção na tentativa de recuperar os dados desde a semana passada.

Na sexta-feira, um ataque hacker deixou 200 mil vítimas em pelo menos 150 países, segundo o Serviço Europeu de Polícia (Europol). No ataque, um tipo de vírus sequestrou dados de diversos órgãos públicos, codificando as informações de modo que apenas pessoas autorizadas pudessem ter acesso – a técnica se chama criptografia. No caso, os hacker exigem pagamento de US$ 300 em bitcoins (moeda virtual) para liberar a criptografia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O presidente do Legislativo, Mario Cesar Fabiano (PSD), o Tega, conta que a ação cibernética ocorreu por volta das 11h de sexta. "Cheguei na Câmara e me disseram que o sistema estava com vírus. Acionamos a assistência técnica, que levou os equipamentos para o conserto, mas ainda não recuperamos os dados", afirma. Ainda de acordo com ele, a suspensão foi decidida porque todos os documentos necessários estão hoje digitalizados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica

Imagem de destaque
Fechada desde setembro de 2023

Câmara recebe sede oficial reformada no dia do aniversário de Londrina

Tega vai registrar boletim de ocorrência, caso tenha de pagar os US$ 300, mas considera esta uma opção bastante remota. "Vamos recuperar os dados, porque quem exige o pagamento é criminoso e, com essas pessoas, não existe conversa. Mas, se não for possível, vamos ter de fazer caixinha entre vereadores para pagar isso", afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo