Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reajuste

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Redação Bonde com Agência Brasil
16 mai 2024 às 12:50
- Aline Jasper
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento de 13,3% a 31% até 2026. No entanto, os aumentos só começariam em 2025.


Os índices de reajustes deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Segundo o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), essa é a última oferta do MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) aos professores de ensino superior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total, informou o MGI, ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos. A pasta ressaltou que o governo melhorou a oferta em todos os cenários e que os professores terão aumento acima da inflação estimada em 15% entre 2023 e 2026.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não perca o prazo

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Imagem de destaque
Atenção!

MEC alerta para golpes e reforça que inscrição no Prouni é gratuita

Imagem de destaque
Oportunidade

Alunos de universidades estaduais podem fazer disciplinas de pós da UFPR

Imagem de destaque
Rampas e elevadores

UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus


A proposta anterior previa reajuste zero em 2024, 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Somado ao reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal no ano passado, o aumento total chegaria a 21,5% no acumulado de quatro anos.


Com a proposta em mãos, o Andes fará novas rodadas de assembleias para definir a resposta a ser dada até o próximo dia 27. Originalmente, os professores esperam contraproposta à reinvindicação de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano.


Os professores querem também que o governo recomponha o orçamento das universidades federais e revogue normas que prejudicam a carreira docente, baixadas no governo anterior. Na terça-feira (21), o MGI se reunirá com os técnicos administrativos das instituições de ensino superior, que estão em greve desde o início de março, para apresentar uma proposta.


Imagem
Projeto que institui diárias na Câmara de Londrina deve ser votado após as eleições
O PR (Projeto de Resolução) n° 4/2023, que institui as diretrizes para uso de diárias em viagens nacionais e internacionais na CML (Câmara Municipal de Londrina), só deve ser votado pelos vereadores após as eleições municipais.


Imagem
UEL divulga edital de isenção e descontos para inscrição do vestibular 2025
A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre nesta nesta quinta-feira (16) o prazo para estudantes interessados na isenção do pagamento da taxa do vestibular 2025 para os candidatos que tenham benefício CadÚnico – NIS (Número de Identificação Social).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade