Uma audiência marcada para esta quarta-feira (31) deve movimentar o debate público sobre o futuro do fomento ao esporte londrinense com o uso de recursos do Executivo local. A agenda atende uma reivindicação de 2022 encabeçada pelo Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Londrina. O CMELL está pleiteando a criação de uma Secretaria de Esporte e Lazer dentro da estrutura da Prefeitura.
O encontro será conduzido pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer. A presidente do colegiado permanente, Professora Flávia Cabral (PTB), avaliou que a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) “vem desempenhando um bom papel”, mas, para a vereadora, um novo órgão estaria em sintonia com modificações recentes em outras esferas governamentais.
“O Ministério dos Esportes foi reavivado, também temos a Secretaria de Esportes, que foi recriada no governo do Paraná. Pode ser que isso seja interessante para o município”, apontou ela. “Falar que o esporte de Londrina não tem fomento não é verdade, mas, se houver um caminho para fomentar ainda mais, acho que a gente precisa debater e tentar encontrar”, acrescentou, sinalizando que a medida poderia facilitar transferências fundo a fundo.
Leia mais:
Após pesquisa eleitoral, candidatos veem disputa aberta pela Prefeitura de Londrina
Itaipu obtém liminar contra deputado que espalhava fake news
Vereadores de Tamarana arquivam denúncia contra prefeita
Governo Lula demite secretário de Silvio Almeida acusado de assédio moral
Ex-presidente da FEL durante a maior parte do primeiro mandato de Marcelo Belinati (PP), Mestre Madureira (PP) tratou o tema com cautela. “Sou a favor da criação da secretaria, ela vem a somar, só que não gostaria que desfizesse a fundação, porque tem muitas coisas boas lá dentro que estão indo de vento em popa, que fazem história no Brasil. Para se construir algo bacana não precisa destruir o que está acontecendo.”
Além de membros da FEL e do próprio conselho, outros representantes do esporte de Londrina foram convidados para audiência pública, que começa às 15h, na sala de sessões da CML.