A Justiça Eleitoral iniciou na terça-feira (5) a convocação dos mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro deste ano. São aproximadamente duas milhões de pessoas que vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos.
Quem se inscreveu para trabalhar como mesário ou quem foi convocados para prestar o serviço no dia da eleição recebe um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. O critério de comunicação será de cada TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Depois da convocação, os mesários devem passar por treinamento virtual, em que recebem informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Não podem ser mesários os menores de 18 anos não podem ser mesários, parentes de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.
O primeiro turno está previsto para o dia 2 de outubro, quando serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Eventual segundo turno da disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.