Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Frear o índice salarial

Projeto de Lei que altera repasse da Prefeitura à Caapsml vai ser votado com urgência

Lucas Marcondes - Grupo Folha
17 nov 2023 às 09:30

Compartilhar notícia

- Emerson Dias_ncom
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A administração de Marcelo Belinati (PP) obteve por unanimidade dos vereadores durante a sessão desta quinta-feira (16) a autorização necessária para votar em regime de urgência o projeto de lei (PL 212/23) que altera a forma de repasse da Prefeitura para a Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina). 


Agora o texto já está programado para entrar em deliberação em primeiro turno na pauta de terça-feira (21).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como já adiantado pela FOLHA, a matéria é a primeira tentativa da gestão para, por meio de uma lei, frear a escalada recente do índice salarial do município – segundo o próprio secretário de Fazenda da cidade, João Carlos Perez, o montante já estava em 50,78% no fim de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comum em pequenas cidades

Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep


Hoje o Executivo está acima do limite de alerta da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), condição que já culminou em decisões como a suspensão da contratação de aprovados em concursos. Se o PL passar no Legislativo, o teto deve cair para menos de 48,6% até o fim de 2024, conforme estimou Perez – tirando, assim, a Prefeitura do nível de alerta.

Publicidade


“Ao invés de ser cota-parte patronal, estamos colocando como aporte e abreviando a dívida da Caapsml para três anos. O volume de recursos que vai sair do tesouro para a Caapsml é praticamente o mesmo, não tem que anular receita de nenhuma outra secretaria”, explicou na ocasião o titular da Fazenda.


A proposta, no entanto, só tem o parecer favorável de uma comissão até agora – a de Justiça, no caso. Ela ainda terá de passar nesta sexta-feira (17) por outros três colegiados – Administração e Serviços Públicos, Finanças e Orçamento e Seguridade Social – antes de estar em condições de ser votada em plenário.


Por outro lado, já há orientações técnicas em favor da medida, como é o caso da manifestação conjunta elaborada pela consultoria legislativa da CML (Câmara Municipal de Londrina) para embasar o voto das comissões de Administração e Serviços Públicos e Seguridade Social.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Mudança em repasse da Prefeitura à Caapsml será votada em urgência
Vereadores deram aval para tramitação acelerada do texto; com a proposta, gestão Belinati quer reduzir escalada do índice salarial
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo