Política

PL que aumentava impostos sobre bebidas no PR é retirado de pauta

02 dez 2020 às 16:03


O Projeto de Lei 661/2020, protocolado pelo Governo Ratinho Junior (PSD) na AL (Assembleia Legislativa), foi retirado de tramitação na terça-feira (1º). A proposta previa o aumento de 18% para 29% a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) para bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas sem álcool e isotônicos.

Protocolado no dia 25 de novembro, a matéria tramitava em regime de urgência no Legislativo, mas foi suspensa a pedido do líder do governo na AL, Hussein Bakri (PSD), após pressão do setor produtivo. Agora, a medida deverá ser substituída por campanha de consumo de bebida saudável.


O presidente da Abrabar (Associação de Bares, Restaurantes e Similares), Fabio Aguayo, disse uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (2) com empresários do setor para evitar o impacto fiscal no atual contexto econômico da pandemia do novo coronavírus.


"A decisão é acertada e é um alívio para porque estamos vivendo muito difícil. Nós não podemos ter nenhum aumento que seja repassado ao consumidor. Nós tivemos vários produtos em falta já, estabelecimentos fechando. O momento agora é de fortalecer o emprego e fomentar de outra maneira a arrecadação do Estado, mas não por aumento de alíquota" disse.


Já segundo o deputado, o objetivo do projeto era reduzir os impactos da queda na arrecadação prevista para 2021, devido à pandemia de Covid-19, e alertar a população sobre as doenças relacionadas ao consumo excessivo desse tipo de bebida.

LEIA MAIS: Em troca da retirada do PL, empresas terão de fazer campanha promovendo consumo de bebidas saudáveis


Continue lendo