Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para as eleições municipais

PSD estadual entrega carta de anuência a Turini para deputado deixar partido

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
14 mar 2024 às 11:00

Compartilhar notícia

- Orlando Kissner/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado estadual Tercílio Turini recebeu nesta semana a carta de anuência do diretório estadual do PSD para deixar a legenda. É um primeiro passo para a desfiliação do parlamentar, que quer concorrer à Prefeitura de Londrina nas eleições de outubro.


Apesar de ter o aval do PSD do Paraná, Turini ainda precisa de uma carta da executiva nacional para poder sair “com segurança”, como ele mesmo descreve. A tendência é que o deputado se filie ao MDB, permanecendo na base do governador Ratinho Junior (PSD).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à FOLHA, Turini explica que vinha conversando desde o ano passado com lideranças pessedistas para tentar um entendimento. A motivação para a saída é o grande número de pré-candidatos do PSD para o pleito na cidade - os deputados estaduais Tiago Amaral e Cloara Pinheiro, e a deputada federal Luísa Canziani, são apontados como possíveis nomes para outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Ligação da PR-445 à BR-369

Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030


“Já no ano passado eu procurei o partido, conversei com os membros, dizendo que tínhamos a pretensão de disputar as eleições, mas que seria ruim aguardar até a época da convenção”, pontuando que colocou na mesa a possibilidade de sair do PSD para concorrer por outra agremiação. “Essa questão foi discutida na executiva na semana passada, e o pessoal decidiu me liberar.”

Publicidade


Turini cita o caso do deputado estadual Marcio Pacheco, de Cascavel, que recebeu anuência estadual e federal do Republicanos e conseguiu a desfiliação, migrando para o PP para poder concorrer no pleito.


“Hoje a legislação permite e você não corre nenhum risco de, eventualmente, alguém, ou o próprio suplente, entrar e pedir a sua vaga de deputado”, explica. 

Publicidade


MDB À VISTA


O desafio do deputado estadual é conseguiu viabilizar a anuência nacional e a decisão favorável do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) até o dia 5 de abril, último prazo para filiação dos futuros candidatos. Enquanto isso, o entendimento é que agremiação que abrirá Turini será o MDB.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
PSD estadual dá anuência para Turini deixar partido
O deputado federal ainda precisa de uma carta da executiva nacional. MDB é destino provável
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo