Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições

Rede pediu impugnação de coligações em 39 cidades

Agência Estado
25 set 2016 às 11:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Rede Sustentabilidade teve de intervir para impedir alianças contrárias ao programa do partido. A legenda de Marina Silva pediu na Justiça Eleitoral a impugnação da própria sigla em 39 cidades que desobedeceram ao comando nacional. "Esse é um procedimento convencional nos partidos quando o diretório municipal não segue uma regra do estadual ou nacional. São diversos os motivos", afirmou o porta-voz José Gustavo Barbosa Silva.

"A gente canetou coligações sem identidade com a Rede ou que tinham algum tipo de irregularidade", acrescentou o dirigente. Apesar de parte dos militantes defender o veto a agremiações como PSC e PT, o partido não estipulou uma restrição automática à aliança com nenhuma legenda específica, mas tomou algumas precauções para evitar surpresas desagradáveis. Uma resolução, por exemplo, proibiu coligações com pessoas que tenham "comportamento autoritário e antidemocrático, sectário ou de gênero".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa decisão foi tomada após uma polêmica na ala jovem da Rede. O grupo rechaçou a aproximação, em Guarulhos, com o PSC, partido Jair Bolsonaro e Marco Feliciano. Segundo José Gustavo, a articulação com o PSC foi, na verdade, um boato disseminado para prejudicar o partido. Em Guarulhos, a Rede aliou-se ao PSB.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Solitários

Publicidade


Apesar de não proibir alianças automáticas com nenhum partido, a Rede Sustentabilidade optou por disputar sozinha na maioria das cidades. É o caso de São Paulo, onde o vereador Ricardo Young concorre à Prefeitura sem a retaguarda de nenhuma outra legenda. Young, no entanto, não registrou nem 1% de intenção de votos nas pesquisas.


Em apenas três das 10 capitais, a sigla lançou candidaturas coligadas com outros partidos, sendo a maior frente em Macapá. No Rio de Janeiro, por exemplo, o deputado Alessandro Molon está coligado com o PV.

Publicidade


Na capital do Amapá, única governada pela Rede, Clécio Luis concorre em uma chapa que reúne partidos díspares. Estão no mesmo palanque PCdoB, DEM, PSDB, PTdoB e PPL.


Em plano nacional, os partidos com maior afinidade, em tese, com a legenda de Marina Silva são o PSOL, PSB, PV e PPS.


Alianças

Para a professora de política da PUC-SP Vera Chaia, a dificuldade da Rede em fazer alianças regionais decorre principalmente de sua rigidez programática. "Se isso de um lado preserva o aspecto ideológico do partido, de outro dificulta a viabilidade de suas candidaturas", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo