Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

TSE reinicia julgamento de Bolsonaro por uso político do 7 de setembro

André Richter - Agência Brasil
26 out 2023 às 11:35
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retomou há pouco o julgamento de três ações contra a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas comemorações de 7 de setembro de 2022.


O relator dos processos, ministro Benedito Gonçalves, fez a leitura do voto. Em seguida, os demais ministros devem votar. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas ações, o PDT e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) pedem a inelegibilidade de Bolsonaro, além da aplicação de multa, pela acusação de utilização das comemorações do Bicentenário da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro, para promover a candidatura dele à reeleição nas eleições de outubro do ano passado. 

Leia mais:

Imagem de destaque
No X

Justiça ordena que Bolsonaro apague montagem com Boulos das redes sociais

Imagem de destaque
Cerca de 5 mil

Governo Lula vai comprar imóveis no Rio Grande do Sul para dar a desabrigados

Imagem de destaque
Em primeiro turno

Lei de Diretrizes Orçamentárias é aprovada e Câmara de Londrina vai convocar audiência pública

Imagem de destaque
Foragidos da Justiça

Condenados por atos golpistas em Brasília quebram tornozeleira e deixam país


Para a acusação, o ex-presidente usou a ocasião para promover atos de campanha, utilizando a "máquina pública em benefício próprio". 

Publicidade


O julgamento começou na terça-feira (24), quando a defesa de Bolsonaro se manifestou e o MPE (Ministério Público Eleitoral) defendeu a condenação dele. 


Condenação 

Publicidade


Em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível por oito anos pela segunda vez. No entanto, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes. A punição também pode atingir o general Braga Netto (PL), vice na chapa dele.


Em junho deste ano, o ex-presidente foi condenado pela Corte Eleitoral à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao usar uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.


Imagem
Arquitetos apresentam projeto de modernização do Estádio do Café à Prefeitura
Um grupo de arquitetos de Londrina elaborou um projeto para melhorias no Estádio do Café, aproveitando boa parte da estrutura já existente.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade