Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja como dar sua opinião

Vereadores vão debater PL que elimina duplicação de avenida e fortalece Contorno Leste em Londrina

Redação Bonde com assessoria
29 jan 2024 às 15:01
- Pedro Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Londrina marcou para o dia 26 de fevereiro, às 19h, a audiência pública para discutir com a população o PL (projeto de lei) de revisão do Sistema Viário, uma das legislações complementares do Plano Diretor. Entre as mudanças propostas pelo texto estão a eliminação da duplicação de trecho da Avenida Duque de Caxias e a inclusão do traçado do Contorno Leste de Londrina, ligando a PR-445 à BR-369 sem passar pela Avenida Dez de Dezembro.


De autoria do Executivo, o PL revisa e atualiza as regras da atual Lei do Sistema Viário, aprovada em 2015. O líder do prefeito na Câmara, Eduardo Tominaga (PSD), explicou que a lei delimita a estruturação das ruas, avenidas e outras vias no município.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O projeto é muito importante porque trata de vários assuntos relacionados, por exemplo, à largura das avenidas e das ruas, e aos novos loteamentos, quando eles forem feitos, de que forma sua infraestrutura tem que estar distribuída. A gente também tem questões relacionadas a diretrizes de duplicação, inclusive em avenidas já consolidadas aqui do município. Vou dar o exemplo da avenida Duque de Caxias que, na lei atual, tem uma diretriz de duplicação [no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a BR-369], mas que, na visão do poder público e da sociedade civil organizada, dificilmente vai ser executada. Ela, no dia a dia, interfere, por exemplo, nas obras que o que os empresários, os empreendedores querem fazer para poder ampliar seus negócios”, pontuou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


Entre as novas diretrizes previstas no PL do Sistema Viário, Tominaga citou a inclusão do traçado do Contorno Leste de Londrina, que pretende ligar a PR-445, na zona sul, à BR-369, na região leste do município, para retirar o trânsito rodoviário da Avenida Dez de Dezembro. A intenção é incluir a obra na licitação do pedágio das rodovias do Norte do Paraná, conduzida pelo governo federal.

Publicidade


“A sociedade civil organizada e os atores políticos estão fazendo essa discussão e lutando para que a gente tenha mais esse novo eixo de desenvolvimento e também de melhoria na mobilidade urbana da nossa cidade”, afirmou.


Como participar da audiência pública

Publicidade


O PL 63/2023, que trata do Sistema Viário Básico do Município de Londrina, é de autoria do Executivo e será apresentado e debatido com a população em audiência pública coordenada pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Londrina. A audiência será no auditório do campus Piza da Universidade Anhanguera/Unopar, na Avenida Paris, 675.


O evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da Câmara e os interessados poderão participar tanto de forma presencial quanto remota. Quem quiser participar de modo presencial pode fazer cadastro antecipadamente pelo link: https://bit.ly/audiencia-PL-63-2023. O cadastro, no entanto, não garante reserva de lugar, visto que a ocupação do auditório, com cerca de 200 cadeiras, ocorrerá por ordem de chegada. 


No dia da audiência, o Legislativo vai um link, junto com o vídeo de transmissão nas mídias sociais, para aqueles que desejarem fazer uso da palavra por vídeo, pelo aplicativo Zoom. A participação também poderá ocorrer por meio do envio de mensagem em texto ou áudio, pelo WhatsApp.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade