Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Referência de ensino

UEM completa 54 anos com 14,6 mil alunos matriculados

Redação Bonde com AEN
29 jan 2024 às 16:32

Compartilhar notícia

- José Fernando Ogura/Arquivo AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) completou 54 anos neste domingo como referência de ensino público na região Noroeste. Ao longo de mais de cinco décadas, a UEM alcançou reconhecimento em níveis nacional e internacional, com alto índice de produção científica e tecnológica e apoio ao desenvolvimento das cidades do Paraná.


A UEM conta atualmente com 91 cursos de graduação, entre turnos, habilitações e câmpus diferentes, com  14.605 alunos matriculados: 13.364 no modo presencial e 1.241 no ensino à distância. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a instituição oferece cerca de 56 cursos de mestrados acadêmicos (1.391 alunos matriculados), 29 doutorados (1.227), 23 cursos de especializações (874), 18 áreas de residências médicas (114) e 26 cursos de pós-doutorado (92 alunos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Devem ser iniciadas às 8h

Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina

Imagem de destaque
Crime organizado

Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções

Imagem de destaque
Em 2023

Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice

Imagem de destaque
Colisão lateral

Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia


A universidade tem sete câmpus regionais nas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Maringá e Umuarama. Possui ainda polos de apoio presencial, como o da Fazenda Experimental de Iguatemi, do HUM (Hospital Universitário de Maringá) e do Hemocentro Regional de Maringá. São 1.859 técnicos trabalhando na universidade e 1.553 professores, sendo 85% de doutores. 

Publicidade


Também é uma das universidades mais sustentáveis do mundo, sendo ranqueada como a 13° colocada entre as Instituições de Ensino Superior do Brasil e em 1º lugar entre as entidades paranaenses, incluindo universidades federais, estaduais e privadas, segundo o QS Sustainability Ranking, publicado em dezembro do ano passado. Na América Latina, obteve a 36ª posição.


"É uma data muito importante, muito especial, com a Universidade Estadual de Maringá completando seus 54 anos. Desde a sua fundação ela contribui para o desenvolvimento do Estado, da sua região, das cidades onde temos unidades regionais, e da assistência em saúde pública por meio do nosso complexo hospitalar, que é referência para a região de Maringá", disse o reitor Leandro Vanalli.

Publicidade


História

Antes de nascer oficialmente, a UEM já existia como Faculdade de Ciências Econômicas (desde agosto de 1959), Faculdade de Direito (dezembro de 1965), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (dezembro de 1966) e Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas/Icet (novembro de 1969).


Até que em 28 de janeiro foi reconhecida oficialmente com um decreto estadual. Além dessa data, a faculdade comemora mais duas: a primeira é 6 de novembro de 1969, quando foi autorizada pela Lei nº 6.034. Na época, a prefeitura de Maringá desapropriou um terreno com quase 80 alqueires na Zona 7 para instalar o câmpus universitário, onde ainda hoje fica a sede. 

Publicidade


Junto à UEM foram criadas as universidades estaduais de Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG). A outra data foi o reconhecimento da universidade pelo governo federal, ocorrido em 11 de maio de 1976. 


As décadas de 70 e 80 marcaram a criação de novos cursos. Foram inaugurados o de Psicologia, em 1979; Enfermagem e Obstetrícia, em 1981; bacharelado em Química, em 1984; bacharelado em Geografia, em 1987; bacharelados em Física e Ciências Biológicas, em 1988. Em 1986, a universidade também começou a expandir sua abrangência regional com a criação e a implantação da extensão na cidade de Cianorte, com dois cursos: Pedagogia e Ciências Contábeis.


Imagem
Mega-Sena acumula; próximo prêmio é estimado em R$ 76 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.681 da Mega-Sena, sorteadas na noite desse sábado (27), no Espaço da Sorte, em São Paulo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo