Três grandes eventos acontecem em Londrina neste domingo (5), o maior deles é o vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) à tarde. O concurso da saúde da Prefeitura de Londrina é realizado em dois turnos matutinno e vespetino e a corrida de rua foi realizada no período da manhã nas proximidades do shopping Boulevard (zona leste). Só o concurso público da Secretaria Municipal de Saúde deve movimentar a cidade com 10,2 mil pessoas aptas realizar as provas.
Para orientar o trânsito, a Cmpanhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) organizou um esquema especial de atuação para dar suporte à aplicação das provas da primeira fase do vestibular 2023 da UEL.
A operação terá início às 12h, com a orientação de condutores e o monitoramento de vias no entorno dos principais locais de realização do concurso, que em Londrina são o campus da UEL, as unidades Piza e Catuaí da Unopar, além do Colégio Estadual Vicente Rijo. Só no campus são esperados 6,3 mil
Leia mais:
Lula segue lúcido e caminha e se alimenta normalmente, diz boletim
Braga Netto entregou dinheiro em sacola de vinho para plano de matar autoridades, diz Moraes
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA
vestibulandos.
Por conta da coincidência das datas do vestibular e o concurso da prefeitura, a estratégia foi aplicar a prova para os cargos de nível fundamental e médio no período da manhã para dar oportunidade aos inscritos concorrer a vagas na UEL à tarde. No total, o concurso terá nove locais recebendo os candidatos, em diferentes regiões de Londrina: Faculdades Positivo, Inesul e Unopar – Unidade Niterói, e os colégios estaduais Barão do Rio Branco, Carlos de Almeida, Hugo Simas, Doutor Gabriel Carneiro Martins, Marcelino Champagnat e Professor José Carlos Pinotti.
De manhã, os portões irão se abrir às 8h e fechados às 8h40, com início marcado para as 9h. Já à tarde a abertura dos portões deve ocorrer às 14h, com fechamento às 14h40, começando as provas a partir das 15h.
TRÂNSITO
O vestibular da UEL tem portões abertos às 13h. A prova será aplicada a partir das 14h, sendo que os candidatos terão até quatro horas para responder às questões. Todas as entradas da UEL estarão liberadas e não está prevista a interdição total de vias. Para tornar mais fácil a entrada no campus, as duas pistas da Castelo Branco funcionarão em sentido único a partir da rotatória com a rua da Paz, onde está localizada a praça Mahatma Gandhi.
A partir das ruas internas da universidade, os motoristas poderão sair pelo jardim Colúmbia ou pela rua Constantino Pialarissi, nas adjacências da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) e da Moradia Estudantil. Outra alternativa é tomar a marginal da PR-445 pela rotatória do Restaurante Universitário (RU).
O gerente de fiscalização da CMTU, Jonas Rico, recomenda que os candidatos busquem chegar aos locais de prova com antecedência, respeitem a sinalização e sigam as orientações dos agentes municipais. “Pedimos paciência porque pode haver pontos de lentidão. É importante que os condutores colaborem para que todos consigam chegar às salas com tranquilidade”, pontuou.
Além da CMTU, também a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) participarão do controle do tráfego no entorno do campus universitário.
Transporte
Para os que optarem pelo transporte coletivo para chegar às instituições que terão prova, a CMTU colocará ônibus extras nas linhas que atendem às regiões com maior ocupação de salas. Serão reforçadas as linhas 112 e 113, com destino à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); 213 e 904, que passam pela Unopar Catuaí; 202, que vai para a Unopar Piza; 203, 206, 210, 217 e 601, que atendem o Colégio Máxi.
A 102, que leva à Unicesumar; a 200, que passa próximo ao Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL); as linhas 209, 213, 307 e 315, que conduzem ao Colégio Vicente Rijo e Aplicação; a 208 e 301, que contemplam, respectivamente, o Colégio Universitário e a Unifil, também serão reforçadas.
Para os que farão o vestibular na Pontifícia Universidade Católica (PUC), a opção é utilizar a linha 309. A 420 atenderá aos candidatos que terão prova no Instituto Federal do Paraná, no bairro Carnascialli, enquanto a 406 e 407 transportarão os estudantes que forem ao Colégio Professora Olympia Morais Tormenta, no conjunto João Paz.
Maratona
Também neste domingo (5), mais cedo, a CMTU deu apoio à realização da Boulevard Run Londrina 2023, competição de corrida de rua da qual participarão mulheres e homens nas categorias 5km, 10km e 21km.
As largadas foram às 6h30, 6h40 e 6h45, tendo como ponto inicial a avenida Theodoro Victorelli, em frente ao Boulevard Londrina Shopping. A via já foi liberada por volta das 10 horas.