Decoração

Cores claras e texturas marcam projeto de casa de praia

19 fev 2021 às 16:07

casa leve, refrescante e, acima de tudo, instagramavel! Esses eram os desejos da fotógrafa e influenciadora digital Ana Vanin para sua casa de praia, localizada em Guaratuba (PR). Com 180 m², ela foi inteiramente reformada pela arquiteta Elis Hornig, que seguiu à risca os desejos da moradora e contou com o patrocínio da Roca Brasil Cerámica. "Durante a primeira visita no local, os clientes esperavam reformar os banheiros e repaginar a área social. Após a apresentação do estudo preliminar, chegamos à conclusão de que uma reforma maior seria o ideal para privilegiar todos os ambientes da casa, que ganharam vida e personalidade muito por conta dos revestimentos”, diz a profissional.


Para que o desejo de uma casa aconchegante e integrada acontecesse, o projeto seguiu com uma base branca, com toques de cinza e preto e materiais naturais, como a palhinha e o revestimento que evoca a madeira. "O piso de porcelanato, com textura de madeira, foi um pedido da cliente, que por sua vez percorre praticamente todos os ambientes. Além de fácil manutenção, cria uma harmonia e conexão das partes da casa”, explica a arquiteta. Escolha prática, o porcelanato também é visto nas paredes, bancada e até cabeceira da cama, permitindo levar a estética da madeira ou de pedras naturais para ambientes que, antes, não seriam indicados.


Na cozinha, a parede com passa-pratos que fazia divisa com o jantar foi eliminada, permitindo uma integração importante para o setor social e possibilitando a criação de uma bancada extensa que se volta ao jantar, toda revestida com porcelanato que evoca o mármore, com veios bem marcados. Resistente e de fácil limpeza, ele aliou estética e funcionalidade à cozinha, que deveria ser prática para a moradora.


Avançando para as paredes, o porcelanato também fez vez de backsplash, tornando fácil a limpeza nas regiões em que pode espirrar gordura dos preparos culinários.


Ana Vanin


Integrado e amplo, o estar conta um sofá em L que abraça o espaço e se volta para o jantar. O revestimento branco tridimensional foi aplicado em toda a parede principal, criando um plano de fundo para o estofado, com muito estilo e movimento. Os revestimentos são o destaque do projeto e foram usados em todos os ambientes


Com muita criatividade e sutileza, a cabeceira criada com revestimento, trouxe ares de romantismo para o quarto de Ana Vanin, unindo a sensação de movimento com o aconchego da madeira.


Ana Vanin


Segundo a profissional, os banheiros foram responsáveis pelas maiores intervenções de obra, com a substituição de todos os revestimentos, louças, metais, bancadas e box. Cada banheiro recebeu revestimentos de parede e paginação diferenciada, mesclando peças com diferentes tamanhos. "Porém, toda a seleção de acabamentos respeita a gama de cores escolhida para casa e o tom de preto é sempre utilizado de forma pontual”, diz Elis.


Em um dos casos, a arquiteta aproveitou o formato para criar uma paginação com a padronagem chevron, compondo uma parede de destaque elegante. Para outro banheiro, seguiu um estilo mais romântico, apostando na tendência dos revestimentos hexagonais.


Ana Vanin

Os banheiros exploraram diversos estilos e revestimentos

Satisfeita com o resultado do projeto, Ana Vanin relata que a casa se tornou seu refúgio. "O meu desejo era que a casa ficasse exatamente do jeito que ela está - clara, fotogênica, arejada, bonita e fresca!”, sorri.


Continue lendo