Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em apartamentos e casas

Espaço gourmet: Cozinha e varanda são ambientes perfeitos para cozinhar e receber visitas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 mai 2021 às 15:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O termo "gourmet”, no mercado imobiliário, designa varandas com proporções de living e com uma infraestrutura de cozinha, com bancada, cuba, churrasqueira e até cooktop. Até então, esse espaço da casa estava reduzido a uma área externa, com poucos móveis. Mas tudo isso mudou: toda concepção do ambiente é planejada para que o morador possa vivenciar seus momentos de ‘chef’ e desfrutar da companhia de familiares e amigos.


Para a arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, essa nova proposta promove um upgrade do formato tradicional do ambiente para uma área mais funcional, com um toque de estar. "Para ser gourmet, deve-se evocar o ‘receber’ com charme e personalidade”, declara. Ela ainda ressalta que os equipamentos precisam refletir o estilo de vida dos moradores e que podem variar entre adegas, churrasqueiras, cervejeiras, fornos e cooktops mais elaborados, gavetas aquecidas ou refrigeradas, entre outros aparatos que dão suporte ao morador que prepara suas receitas. Experiente, a arquiteta Patricia Penna enumera os pontos que devem ser observados na concepção de cozinhas e varandas gourmets. Acompanhe:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1) Projeto de um espaço gourmet

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


No caso das varandas para apartamentos, elas estão cada vez mais espaçosas e têm sido integradas ao interior dos apartamentos e isoladas do exterior, por meio dos fechamentos em vidro. "Dessa forma, conseguimos a ampliação do setor social, quando o cliente deseja”, explica Patricia.

Publicidade


Já em residências, onde o projeto arquitetônico permite mais liberdade em seu desenvolvimento, o gourmet pode estar separado do corpo principal da residência, passando a compor o setor de lazer ou estar no corpo principal, junto à cozinha ou à sala. "Se optarmos por conectar o espaço gourmet com o corpo da casa, também podemos incluir elementos que em via de regra não estariam em uma varanda gourmet de apartamento. Cada caso é um caso”, avalia a profissional.


2) Material para as bancadas

Publicidade


Para as bancadas de apoio ou ilhas, a profissional recomenda materiais resistentes a impactos, calor, abrasão e insolação. Dois tipos estão disponíveis no mercado: os sintéticos, compostos de quartzo como ‘Laminan’ e ‘Dekton’; e os naturais, como os quartzitos e granitos. "É valioso destacar que todo material natural precisa de impermeabilização e que, depois de instalado, é preciso estar atento às possíveis alterações físicas”, relata Patricia.


3) Melhor coifa para espaços gourmets

Publicidade


Esse é um dos elementos mais importantes para uma área gourmet, pois assegura que os demais ambientes da casa não fiquem engordurados – lembrando que o odor do preparo dos alimentos não é eliminado com coifa. Para Patricia Penna, o ideal é que as coifas sejam executadas sob medida, pois têm condições de atender as demandas específicas de cada equipamento - rangetops, cooktops, churrasqueiras e grelhas, por exemplo.


Caso a intenção seja eliminar o odor, além da gordura, o indicado são as coifas com cortina d’água. Lembrando que, as coifas tradicionais demandam exaustão para o exterior. Ou seja, demandam a prévia instalação de dutos que farão a exaustão da gordura e ar quente para o exterior. Ja os depuradores sugam as gorduras que ficam presas em seus filtros.

Publicidade


4) Churrasqueira e forno de pizza para ambiente integrado


Para essas situações, a arquiteta sugere algumas soluções que devem estar sempre atreladas às dimensões do espaço, assim como a frequência de uso dos equipamentos. No tocante aos fornos de pizzas, o mercado dispõe dos modelos incríveis que podem apenas ser apoiados sobre bancadas, ou versão tradicional executada com tijolos ou cerâmica.

Publicidade


O mesmo se aplica às churrasqueiras. Há versões a gás ou de pedras vulcânicas, que devem ser apoiadas sobre as bancadas (devidamente planejadas de acordo a cada eletro), como um cooktop, além das tradicionais. "Cada ambiente precisa ser projetado de modo único e exclusivo, atendendo as necessidades dos moradores, seu estilo de vida e respeitando o espaço”, comenta a arquiteta Patricia Penna.


5) Dicas de como armazenar utensílios de cozinha

A recomendação é sempre organizar com praticidade, de modo que todos os elementos estejam sempre à mão. Na marcenaria planejada, é interessante pensar em gavetões e armários aéreos, além de prateleiras e suportes. "Gosto de potes charmosos e aparentes para acondicionar os temperos ou para aqueles petiscos do dia a dia. Recomendo sempre que os moradores encontrem a medida ideal entre a estética de gosto pessoal e a praticidade”, finaliza a arquiteta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade