Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cheiro de lugar fechado?

Aprenda a tirar o cheiro de mofo de uma vez por todas e deixar sua casa sempre cheirosa

Heloisa Corso - Estagiária*
05 ago 2021 às 15:51
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja no inverno ou no verão, o mofo pode surgir em qualquer lugar da casa, nem sempre relacionado a falta de limpeza. O excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo e bactérias e pode trazer problemas respiratórios e alergias. Além disso, ele deixa um odor marcante no ambiente, conhecido como "cheiro de lugar fechado", o que para a grande maioria das pessoas não é nada agradável.


Primeiramente, é preciso entender a diferença entre bolor e mofo. O primeiro é o estágio inicial da ação dos fungos, facilmente identificado pela sua textura em alto relevo na cor cinza e sua remoção é simples e fácil. Já o mofo é um estágio mais avançado, no qual apresenta uma coloração mais escura, maior dificuldade para ser removido e chances de maiores danos à estrutura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, antes de aprender como tirar o cheiro de mofo, é importante entender como diminuir a umidade dos ambientes para evitar a aparição desse fungo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


A primeira coisa a se observar é se há alguma infiltração de água na casa e eliminar imediatamente o problema. Além disso, é considerável deixar as janelas abertas durante o dia para permitir a ventilação natural e a renovação do ar. Outra dica é ter uma rotina de limpeza com vinagre nas paredes e nos armários para evitar o surgimento dos fungos, assim como priorizar a decoração com plantas que absorvam a umidade, como samambaias e palmeiras.

Publicidade


O mofo apareceu. E agora?


Ao notar a aparição do mofo na sua casa, não precisa se apavorar. Separamos algumas dicas para eliminar o fungo e tirar o cheiro desagradável.

Publicidade


Na parede - Em um borrifador, faça uma solução com um copo de água sanitária e dois copos de água, misture bem. Aplique esse liquido nas áreas com o mofo e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, repita o processo, para então finalizar com um pano limpo na parede.


No armário e guarda-roupa - Primeiramente, tire tudo que estiver dentro do móvel. Coloque uma vasilha com vinagre branco descansando dentro do guarda-roupa por um dia inteiro. Depois desse tempo, limpe com um pano limpo todo o interior dos móveis com o mesmo vinagre.

Publicidade


É importante deixar as portas do guarda-roupa abertas até sair todo o cheiro do vinagre e o guarda-roupa estiver bem seco.


Se você quiser evitar o mofo, outra dica é utilizar giz de lousa ou carvão. Enrole o em um saquinho ou gaze, mas não deixe solto. Quando perceber que ele estiver úmido, troque ou deixe-o no sol.

Publicidade


Na roupa - Para roupas brancas, faça uma solução de 1 litro de água sanitária com uma xícara de açúcar. Aplique e deixe agir por uma hora, para então lavar normalmente.


Já nas roupas coloridas, a mistura da vez é de vinagre com água. Aplique no local e deixe agir por 20 min para então lavar da maneira de sua preferência.


Os sapatos podem ser limpos com uma solução de água e vinagre branco, na mesma quantidade. Faça movimentos circulares no sapato com mofo e deixe-os secar ao sol.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade