Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cheiro de lugar fechado?

Aprenda a tirar o cheiro de mofo de uma vez por todas e deixar sua casa sempre cheirosa

Heloisa Corso - Estagiária*
05 ago 2021 às 15:51
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja no inverno ou no verão, o mofo pode surgir em qualquer lugar da casa, nem sempre relacionado a falta de limpeza. O excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo e bactérias e pode trazer problemas respiratórios e alergias. Além disso, ele deixa um odor marcante no ambiente, conhecido como "cheiro de lugar fechado", o que para a grande maioria das pessoas não é nada agradável.


Primeiramente, é preciso entender a diferença entre bolor e mofo. O primeiro é o estágio inicial da ação dos fungos, facilmente identificado pela sua textura em alto relevo na cor cinza e sua remoção é simples e fácil. Já o mofo é um estágio mais avançado, no qual apresenta uma coloração mais escura, maior dificuldade para ser removido e chances de maiores danos à estrutura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, antes de aprender como tirar o cheiro de mofo, é importante entender como diminuir a umidade dos ambientes para evitar a aparição desse fungo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


A primeira coisa a se observar é se há alguma infiltração de água na casa e eliminar imediatamente o problema. Além disso, é considerável deixar as janelas abertas durante o dia para permitir a ventilação natural e a renovação do ar. Outra dica é ter uma rotina de limpeza com vinagre nas paredes e nos armários para evitar o surgimento dos fungos, assim como priorizar a decoração com plantas que absorvam a umidade, como samambaias e palmeiras.

Publicidade


O mofo apareceu. E agora?


Ao notar a aparição do mofo na sua casa, não precisa se apavorar. Separamos algumas dicas para eliminar o fungo e tirar o cheiro desagradável.

Publicidade


Na parede - Em um borrifador, faça uma solução com um copo de água sanitária e dois copos de água, misture bem. Aplique esse liquido nas áreas com o mofo e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, repita o processo, para então finalizar com um pano limpo na parede.


No armário e guarda-roupa - Primeiramente, tire tudo que estiver dentro do móvel. Coloque uma vasilha com vinagre branco descansando dentro do guarda-roupa por um dia inteiro. Depois desse tempo, limpe com um pano limpo todo o interior dos móveis com o mesmo vinagre.

Publicidade


É importante deixar as portas do guarda-roupa abertas até sair todo o cheiro do vinagre e o guarda-roupa estiver bem seco.


Se você quiser evitar o mofo, outra dica é utilizar giz de lousa ou carvão. Enrole o em um saquinho ou gaze, mas não deixe solto. Quando perceber que ele estiver úmido, troque ou deixe-o no sol.

Publicidade


Na roupa - Para roupas brancas, faça uma solução de 1 litro de água sanitária com uma xícara de açúcar. Aplique e deixe agir por uma hora, para então lavar normalmente.


Já nas roupas coloridas, a mistura da vez é de vinagre com água. Aplique no local e deixe agir por 20 min para então lavar da maneira de sua preferência.


Os sapatos podem ser limpos com uma solução de água e vinagre branco, na mesma quantidade. Faça movimentos circulares no sapato com mofo e deixe-os secar ao sol.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade