Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Toque especial na decoração

Confira os cuidados necessários com as cortinas e como limpá-las

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 ago 2021 às 16:01
Continua depois da publicidade

Ambientes sem cortinas podem trazer um certo vazio, mais precisamente a sensação de que está faltando algo. Elas são responsáveis em dar aquele toque especial à decoração, gerando aconchego e conforto. Para manter os tecidos e lâminas limpos e bem cuidados são necessárias algumas ações importantes. Para ajudar nesse tipo de manutenção, as arquitetas Paulas Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura listaram algumas dicas. Por isso, anote todas!

Continua depois da publicidade


Cuidados básicos

Continua depois da publicidade


As cortinas e persianas devem ser incluídas na faxina de rotina de casas e apartamentos. "Sua limpeza básica e frequente é muito importante para garantir a saúde dos moradores, sobretudo aqueles que têm problemas respiratórios, alergias, ou moram em grandes cidades”, aconselha Paula. Pelo menos uma vez por semana, é indicado utilizar o aspirador de pó (sempre com o bocal de escova) nas cortinas para retirar a poeira da superfície, a fim de evitar que se acumule nos tecidos.


"No caso específico das persianas, passe o espanador com as lâminas voltadas para baixo, vire-as para cima e passe de novo. Lembrando sempre de não fazer movimentos muito fortes, que poderão danificar as lâminas”, completa a arquiteta. Outro detalhe importante: nunca manuseie as persianas de recolher com janelas abertas, isso pode causar desalinhamento e problemas no funcionamento posterior.

Continua depois da publicidade


Serviço especializado


Além da limpeza do dia a dia, é recomendada, duas vezes ao ano, a lavagem mais profunda em casa ou a seco por uma empresa especializada. Indica-se que esse intervalo não seja maior do que oito meses. Depois que a poeira se acumula fica cada vez mais difícil a sua remoção, resultando em manchas impregnadas.


Tipos de tecidos


Cada tecido possui um procedimento diferente de acordo com a sua composição. Para cada material de cortina existe o jeito certo de limpar. Veja alguns exemplos:


Tecidos que são mistos ou totalmente sintéticos podem ser lavados na máquina de lavar roupas (em modo suave ou delicado). Essa é uma vantagem em relação aos tecidos naturais, que podem encolher quando lavados assim.


Já tecidos bem naturais como linho puro, algodão puro, ou seda, é melhor que uma empresa especializada faça a lavagem, pois há risco de a cortina encolher e desbotar, em razão de sua fragilidade. O algodão pré-encolhido pode ser lavado na máquina, mas com sabão neutro, sem cor e com a opção de lavagem de roupas delicadas.


Cortinas em voil também podem ser lavadas na máquina – em modo delicado, com sabão líquido e sem cor. Se a cortina for de tecido 100% poliéster é possível deixá-la de molho por uns 30 ou 40 minutos em água fria, trocando a água algumas vezes, mas nunca deixe ao sol.


Para tecidos em PVC, a indicação é por pano úmido e sabão neutro. Para demais tecidos frágeis, ou em caso de dúvidas sobre o assunto, procure o auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de serviço.


Evite!


Não se deve usar o pano úmido em cortinas de tecidos leves, pois eles podem manchar e posteriormente não sair mesmo com a lavagem mais pesada. Isso ocorre, pois a poeira acumulada no pano úmido pode passar de um lado para outro do tecido. O uso de produtos químicos de limpeza, mesmo em cortinas mais grossas, também pode danificar os materiais. Portanto, o ideal é utilizar água e sabão mesmo!


Persianas


No caso das persianas, especialmente para limpezas mais densas, é necessário seguir orientações dos fabricantes nos manuais das peças. Elas têm cuidados e métodos de limpeza especiais de acordo com seu tipo, e também precisam de manutenção frequente e de forma adequada para não amassar ou deformar.


Para persianas horizontais com lâminas de alumínio ou madeira, o primeiro passo é tirar o pó com espanador ou aspirador (com o bocal de escova para não riscar as lâminas) e depois limpar com pano ou esponja umedecida em água, lâmina por lâmina, e depois secar bem com pano macio.


Persianas verticais, se não forem de tecido, limpe cada lâmina com pano úmido só com água para tirar bem o pó acumulado. Depois seque bem!

Atenção: Persianas double vision, romanas de tecido, ou outros modelos mais delicados não podem ser higienizadas com água, apenas aspirador de pó ou espanadores. Nunca aplique produtos químicos nas peças!


Continue lendo