Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Revestimento e estilo

Customização com pastilhas traz personalidade aos ambientes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 jun 2021 às 15:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de escolher os revestimentos que vão personalizar pisos e paredes da casa inteira, do hall de entrada às áreas sociais, cozinhas, banheiros e varandas, sempre é possível imprimir o estilo próprio dos moradores por meio de detalhes que fazem muita diferença. A customização dos acabamentos, por meio da criação de desenhos ou diferentes paginações com pastilhas de porcelana, é uma tendência que veio para ficar. A Cerâmica Atlas, líder na fabricação de cerâmicas e pastilhas de porcelana, apresenta inspirações e dicas sobre o assunto.


Ponto de partida

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quem compra as pastilhas em butiques especializadas pode perceber que elas vêm reunidas por pontos de cola, como o sistema Drop-System, formando placas e, assim, agilizando a instalação em pisos e paredes. A customização consiste em ‘desmontar’ a placa, depois do projeto bem definido, e retirar as pastilhas para um trabalho artesanal, em que elas serão colocadas uma a uma até formar um desenho específico. Para que o resultado fique conforme o desejado, o ideal é buscar profissionais especializados e experientes nesse tipo de serviço manual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Formatos de pastilhas

Publicidade


O hexagonal é um dos mais usados para a customização, em razão de sua estética que remete à memória afetiva, mas os demais formatos quadrados também são bem-vindos, basta deixar a imaginação fluir. O importante é misturar cores que formem um contraste entre si e eleger a superfície que vai receber o desenho – há quem prefira criar somente alguns detalhes em paredes ou pisos, mas também existem projetos que espalham o desenho por todo o ambiente.


Apostando na força das pastilhas, revestimento que acompanha a história da arquitetura brasileira e nunca sai de moda. Espaços como banheiros, varandas e cozinhas são os preferidos para esse tipo de personalização, mas é possível incluir desde detalhes até grandes desenhos geométricos em todos os ambientes da casa, basta definir a composição de pisos e paredes (até bancadas), conforme o estilo do projeto!


Para uma instalação perfeita, tanto das pastilhas hexagonais como das quadradas, alguns cuidados são essenciais. Primeiro, vale se certificar de que a superfície a ser revestida esteja limpa, seca, plana e pronta para receber a aplicação das pastilhas. Depois é hora de aplicar a argamassa com uma espátula no local, em seguida basta dispor a placa que vai estar rígida, sempre usando espaçadores para garantir a homogeneidade dos revestimentos em paredes ou pisos. Dessa forma, será possível conseguir alinhar perfeitamente as pastilhas sem que elas "escorram” e se desalinhem.

Na sequência, chegou a vez de retirar o excesso de argamassa com pano ou esponja limpa a fim de facilitar a aplicação posterior do rejunte. Por fim, rejunte as peças utilizando uma desempenadeira de borracha e espalhe o rejunte preenchendo as juntas entre as pastilhas. Após 40 minutos, faça o acabamento com uma esponja levemente umedecida e dê o acabamento final de limpeza utilizando pano limpo. Muito importante é seguir a recomendação do fabricante de argamassa e rejunte respeitando as características de utilização dos produtos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade