Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Jovens moradores

Dicas essenciais para mudar para seu primeiro apartamento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 ago 2021 às 15:51
- Nathalie Artaxo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chegada da vida adulta, o desejo de ter o próprio lar é um fato: ele se torna um objetivo a ser alcançado. Planejar um apartamento alinhado com o estilo e as necessidades de jovens moradores, seja de uma pessoa solteira ou um casal que planeja iniciar a jornada a dois, é uma empreitada e tanto. Por um lado, prazerosa, mas por outro, repleta de desafios por conta das inúmeras decisões e do orçamento, que muitas vezes é bastante justo.


Mas como definir a melhor arquitetura de interiores, escolher tudo o que é necessário e, ao final, deixar o imóvel com o jeitinho tão esperado pelos novos habitantes? As arquitetas e sócias da Mirá Arquitetura, Fernanda Hardt e Juliana Rinaldi, são unânimes em afirmar a importância de ter, ao lado, a experiência de profissionais especializados desde o início do sonho, seguindo pelo planejamento da obra, execução e a entrega.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Orçamento

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Com o projeto definido, as arquitetas relatam que o próximo passo é articular a matemática financeira e a perspicácia de encontrar os melhores materiais, mobiliário e objetivos para comportar no budget indicado. "O cuidado com o orçamento é um compromisso que assumimos com os clientes que cuidamos. Entretanto, sabemos que, com solteiros e casais mais jovens, esse deve ser um ponto de atenção ainda maior”, destaca Fernanda.

Publicidade


O papel do profissional de arquitetura é atuar para que o planejamento da reforma caiba no bolso dos proprietários e, ao mesmo tempo, não aconteça o sentimento de frustração pelo resultado ter sido ‘o que deu para fazer’, ao invés do almejado desde o começo. Além da cotação com fornecedores, sempre há a possibilidade de promover substituições que não mudam a essência.


Além disso, as conversas com os clientes contribuem para compreenderem o que, de fato, os moradores precisam, pois muitas vezes trazem referências fora de seus contextos, como a morada na casa dos pais.

Publicidade


Prioridades na reforma


A escolha do primeiro imóvel pode influenciar bastante na hora da reforma. Dependendo do layout e das exigências dos proprietários, a prioridade é começar a obra pela parte pesada, como a troca do revestimento, passagem da infraestrutura do ar-condicionado, demolição e construção, iluminação, forro, marmoraria e a marcenaria principal, que compreende cozinha e dormitório.

Publicidade


As arquitetas ressaltam que, quanto maior o volume de demolição, maior será o tempo de reforma. Uma resolução ‘três em um’ indicada por elas é fazer boas escolhas nas opções de acabamentos disponibilizadas pelas construtoras. "Além de já atender o estilo do comprador, deixa de ser um gasto e um quebra-quebra depois da entrega das chaves”, aconselha Juliana


Para aqueles que estão com a verba mais que apertada, a recomendação é priorizar. Na lista dos gastos que podem ficar para depois, a marcenaria decorativa da sala, bem como alguns móveis, objetos decorativos e a máquina de ar-condicionado são alguns dos itens que podem ser retomados em uma segunda etapa.

Publicidade


Primeiro apartamento de solteiro x de casal


Dependendo do estado civil dos moradores, o estilo do apartamento e as necessidades podem mudar totalmente. Para um casal, ocasiões para a privacidade e dimensão dos cômodos precisam ser pensadas para o conforto dos dois e, em muitos casos, as arquitetas apontam que ambos precisam ser flexíveis nas tomadas de decisões que englobam o hoje e um futuro próximo. "Por exemplo, o segundo dormitório, que ficou e o home office, mais para frente pode vir a se tornar o quarto do bebê”, diz Juliana. De olho na decoração, a base neutra da marcenaria e móveis de maior porte, como o sofá, permitem que acessórios como tapetes, poltronas, almofadas e quadros possam conter mais informações (e cores), que podem ser substituídas com mais facilidade.

Publicidade


Já no apartamento do solteiro, a atenção com a privacidade não é uma questão prioritária, uma vez que a morada será uma espécie de universo particular. Com isso, os ambientes tendem a serem mais abertos, formando a integração dos cômodos na área social e aumentando a amplitude, essencial para receber convidados. Outra diferença marcante está no décor, que pode ser mais ousado e fiel às preferências e o estilo do cliente.


Decoração

Publicidade


Na empolgação de decorar o primeiro apartamento, os moradores podem cometer excessos tanto na parte visual, quanto na parte financeira. Fernanda e Juliana são enfáticas em considerar a filosofia do ‘menos é mais’ adotando estilos minimalistas que, mais adiante, ainda cooperam para que os residentes não enjoem facilmente da seleção. No tocante às cores, tudo vai depender da proposta que chega com o cliente. Todavia, a parcimônia da dupla indica a importância de evitar cores vibrantes logo na primeira morada.


Erros mais comuns

Segundo Fernanda e Juliana, a ausência de um estilo definido e o valor que poderá ser empregado na reforma são os erros mais recorrentes no processo. Normalmente, as arquitetas recebem os futuros moradores com muitas ideias, mas que muitas vezes, na prática, não se ‘dialogam’ para estarem agrupadas em um único projeto. Por isso, as conversas preliminares permitem que elas decidam o que realmente faz sentido para, em seguida, começar a jornada que criará ambientes práticos e harmônicos. Em relação ao orçamento, a falta de clareza do quanto será investido é sinônimo de problemas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade