Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Planta no box sim!

Dicas para cuidar de plantas na área do banho

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 jun 2021 às 17:32
- Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na maioria dos casos, os detalhes que envolvem a decoração do banheiro ficam mais devotados à área que compreende a bancada e a bacia sanitária. No box, as escolhas ficam concentradas para o revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. E foi justamente com o desafio de um algo a mais que a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, lançaram mão de uma tendência: o ‘shower plants’, termo em inglês utilizado por fãs do estilo Urban Jungle, em na sua tradução literal significa ‘plantas no box do chuveiro’.


Mas como assim, é possível inserir espécies naturais dentro box? De acordo com o arquiteto Renato Andrade, a resposta é sim! E para quem ama plantas a possibilidade é magnífica, uma vez que não será necessário se preocupar com a drenagem do jardim. "É maravilhoso ter as plantas por perto e já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a sensação de bem-estar. Durante o banho, elas deixam o momento ainda mais relaxante”, declara.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No projeto onde aplicaram a ideia, o apartamento não dispunha de varanda e os proprietários compartilham com a dupla de profissionais seu apreço e o desejo de ter plantas por perto. "A nossa sugestão de trazê-las para o banheiro agradou em cheio”, recorda-se Erika.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Confira o passo a passo desse processo

Publicidade


Conhecendo os benefícios


Além de deixar o banheiro mais agradável, como dito pelo arquiteto Renato, a presença do verde auxilia no propósito de proporcionar mais vida aos ambientes. E no box não poderia ser diferente! Independente da espécie, as plantas purificam e renovam o ar, contribuem para um décor mais charmoso e belo, além de transmitir acolhimento. Nessa somatória, sair do convencional também é uma motivação!

Publicidade


Tipos de plantas


É necessário escolher as espécies adaptadas à vivência em ambientes úmidos e resistentes às temperaturas elevadas por conta da água quente do chuveiro. De acordo com a profissional Erika Mello, jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, violetas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz e caládio, são algumas das plantas que reúnem essas características. "Cuidando com atenção, essas plantas são capazes de absorver toda a umidade do espaço”, completa Erika.

Publicidade


Cuidados

Para usufruir dos benefícios, ainda se faz indispensável analisar outros fatores antes de inserir as plantinhas dentro do box. Segundo Renato Andrade, um dos pontos está relacionado à luz solar, condição sine qua non para todos os seres vivos. E junto com a iluminação, a ventilação natural. "Fica complicado aplicar a ideia em um espaço apertado. Um box grande propicia a distância para que as espécies não sejam impactadas pela água e produtos de higiene, evitando danos”, conta.


Na manutenção, Erika ressalta que o morador terá o adicional de promover a limpeza com maior frequência. "As plantas envelhecem e soltam folhas velhas. A limpeza precisará ser diária”, adverte a profissional.

Publicidade


Um check list ponto a ponto


Tenha um box espaçoso;
Mantenha o chuveiro sempre distante das folhagens;

Publicidade


Escolha folhas mais resistentes à umidade;


Mantenha a janela sempre aberta para que o ambiente esteja em constante ventilação;

Publicidade


Escolha espécies que gostem de umidade;


Atente-se para as regas;

Prefira uma planta já desenvolvida para cultivo dentro do banheiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade