Pesquisar

Canais

Serviços

Istock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Confira os vilões

Difícil de pagar as contas? Veja como economizar energia elétrica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 out 2021 às 15:04
Continua depois da publicidade

Em tempos de alta dos preços, qualquer forma de economizar é bem-vinda. Além dos alimentos e do combustível, cujos preços aumentam a cada dia, a conta de energia elétrica também ficou mais cara. Em agosto, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) lançou uma nova bandeira tarifária, que está em vigência desde setembro e aumentou em 7% a conta de energia da população brasileira.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A alta no valor da conta de luz também provoca o aumento de preços em quase todos os setores da economia, comprometendo ainda mais o já curto orçamento familiar. Por isso, o brasileiro está tendo de encontrar maneiras de diminuir o consumo de energia. Além do básico, como apagar as luzes de um cômodo enquanto ele está vazio, não dormir com a TV ligada e não deixar a porta da geladeira aberta, é preciso evitar a fuga de corrente.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


A fuga de corrente é um problema comum e é caracterizado por uma conexão elétrica atípica. O vazamento acontece, em grande parte, devido às imperfeições nos isoladores ou nos materiais dos componentes dos equipamentos elétricos, como semicondutores e capacitores. Até mesmo um fio desencapado ou desgastado pelo tempo pode estar provocando a fuga de corrente elétrica.


Há situações em que uma pessoa diminui o consumo de energia elétrica durante todo o mês, mas, quando a conta chega, o valor é praticamente o mesmo dos meses anteriores. Ela pode ter em casa uma fuga de corrente. E como saber se é realmente o caso? Para isso, é preciso desligar o disjuntor principal do painel de serviço da casa (caixa do disjuntor) e observar o medidor de energia elétrica. Ele (o medidor) não deve estar funcionando – se estiver, você descobriu o vazamento. 


É preciso recorrer ao auxílio de um profissional eletricista para resolver o problema. Ele pode utilizar um multímetro e outros equipamentos para medir a corrente elétrica e descobrir de onde o vazamento está surgindo. Além disso, fará tudo com as devidas medidas de segurança, sem riscos para os moradores da casa e para ele próprio. Afinal, lidar com energia elétrica exige conhecimento técnico especializado e equipamento de proteção.

Continua depois da publicidade


Às vezes, economizar energia não é o suficiente. É preciso realizar a manutenção da instalação elétrica da casa e substituir eletrodomésticos defeituosos/antigos e com fios desencapados por outros aparelhos. 

Continue lendo