Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Qual o melhor para sua casa?

Entenda as diferenças entre piso vinílico colado e clicado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 ago 2021 às 14:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para quem busca um revestimento que agrega benefícios como agilidade na instalação, facilidade de limpeza, conforto térmico e acústico, uma boa escolha é o piso vinílico, feito de PVC com uma mistura de outros elementos, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, os pisos vinílicos não são todos iguais.


Existem diferenças de composição (heterogêneo ou homogêneo) e formatos (placas, réguas e mantas), mas uma das principais dúvidas das pessoas reside na forma como ele pode ser aplicado (colado ou clicado). Contudo, você sabe quais são as diferenças entre esses dois modelos e quando é melhor escolher por ou pelo outro? Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett explica abaixo tudo sobre pisos vinílicos colados e clicados:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pisos vinílico colado

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


O piso vinílico colado é o modelo mais tradicional neste tipo de revestimento, pois ele permite uma variedade de formatos maior: réguas, placas e mantas. Sua fixação é feita por meio de um adesivo especial, espalhado por todo o contrapiso antes da instalação.

Publicidade


Este modelo pode ser aplicado tanto sobre um contrapiso padrão quanto sobre outros revestimentos já existentes, como é o caso das placas de cerâmica com juntas de até 5 mm, mármores e granitos polidos, entre outros. Para corrigir imperfeições, é possível usar uma massa autonivelante.


"O contrapiso precisa estar nivelado, firme, seco e limpo para não atrapalhar a aderência do adesivo nem causar imperfeições na superfície do piso”, explica Bianca Tognollo, arquiteta e gerente de marketing da Tarkett. "Sempre recomendamos mão de obra especializada para instalação de vinílicos, sobretudo se é colado, pois até as ferramentas influenciam no bom acabamento da instalação neste modelo”, orienta.

Publicidade


Uma vez instalado, o adesivo precisa de sete dias para secar totalmente. Neste período, não é aconselhável lavar o piso, somente varrê-lo, pois a umidade nesta etapa de cura pode provocar o descolamento das peças.


Pisos vinílico clicado

Publicidade


O piso vinílico clicado é bastante similar ao visual dos colados, mas possui um número menor de formatos: é majoritariamente formado por réguas, mas há também placas neste modelo.


Sua fixação no contrapiso é feita por meio de um sistema de encaixe ‘macho-fêmea’ por clique nas extremidades, ou seja, dispensa qualquer tipo de adesivo para instalação.

Publicidade


Assim como os colados, é importante que o contrapiso esteja em boas condições para receber o novo piso, portanto, verifique a necessidade de aplicar uma massa autonivelante em caso de imperfeições.


"A maioria dos clicados não podem ser instalados sobre outros pisos existentes por ser flexível, mas hoje fabricantes como a Tarkett já oferecem clicados rígidos que podem ser instalados sobre a cerâmica sem a necessidade de nivelar rejuntes de até 3 mm”, afirma Tognollo.

Publicidade


Qual escolher?


Tanto colados quanto clicados vão proporcionar para uma casa tudo que geralmente se espera de um piso vinílico: agilidade na instalação, facilidade de limpeza e conforto superior aos encontrados em outros revestimentos.

Publicidade


Como as diferenças entre estes dois modelos estão concentradas na instalação, é importante considerar qual deles vai atender aos seus objetivo e necessidades naquela etapa da obra.


"Os clicados podem ser instalados numa casa convencional em até 48h, portanto é um modelo mais indicado para reformas ultrarrápidas de pessoas que não podem esperar mais para acabar a obra”, comenta Tognollo. "Por outro lado, os colados precisam de sete dias para a secagem do adesivo, mas oferecem mais opções de formatos, padrões e cores”, completa.


Para ambos, a limpeza deve ser feita com uma varrição prévia, passando na sequência um pano umedecido em detergente neutro diluído em água, secando com um pano seco e limpo na sequência.

No entanto, se você prefere e pode lavar o piso, isso só será possível na versão colada, desde que a secagem seja feita logo depois sem deixar água empoçada. Os colados nunca podem ser lavados, pois a água corrente pode entrar pelas juntas dos encaixes e se acumular no contrapiso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade